sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 718



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e INSS.

AS POSTAGENS 711 A 735 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2010 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ANALISTA ADMINISTRATIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - MPU, EM CONCURSO DE NÍVEL SUPERIOR ELABORADO PELO CESPE.


Nós, seres humanos, somos seres sociais: vivemos nosso cotidiano em contínua imbricação com o ser de outros. Isso, em geral, admitimos sem reservas. Ao mesmo tempo, seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano como um contínuo devir de experiências individuais intransferíveis. Isso admitimos como algo indubitável. Ser social e ser individual parecem condições contraditórias da existência. De fato, boa parte da história política, econômica e cultural da humanidade, particularmente durante os últimos duzentos anos no ocidente, tem a ver com esse dilema. Assim, distintas teorias políticas e econômicas, fundadas em diferentes ideologias do humano, enfatizam um aspecto ou outro dessa dualidade, seja reclamando uma subordinação dos interesses individuais aos interesses sociais, ou, ao contrário, afastando o ser humano da unidade de sua experiência cotidiana. Além disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias políticas e econômicas constitui uma visão dos fenômenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma descrição verdadeira da natureza biológica, psicológica ou espiritual do humano. Humberto Maturana. Biologia do fenômeno social: a ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptações).

A respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue o item a seguir.

718. (CESPE – MPU – Analista Administrativo-2010) A inserção de termo “como” antes de “seres humanos”, no trecho “Ao mesmo tempo, seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano...”, preservaria a coerência entre os argumentos bem como a correção gramatical do texto.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto a partir de inserção de termo.

Se for inserido o termo “como” antes de “seres humanos”, no trecho “Ao mesmo tempo, seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano...”, não haverá alteração de sentido, nem incorreção gramatical.

Observe-se o trecho já com a alteração:

“Ao mesmo tempo, como seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano...”.

Correta a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário