sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 711



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e INSS.

AS POSTAGENS 711 A 735 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2010 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ANALISTA ADMINISTRATIVO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - MPU, EM CONCURSO DE NÍVEL SUPERIOR ELABORADO PELO CESPE.



Inovar é recriar de modo a agregar valor e incrementar a eficiência, a produtividade e a competitividade nos processos gerenciais e nos produtos e serviços das organizações. Ou seja, é o fermento do crescimento econômico e social de um país. Para isso, é preciso criatividade, capacidade de inventar e coragem para sair dos esquemas tradicionais. Inovador é o indivíduo que procura respostas originais e pertinentes em situações com as quais ele se defronta. É preciso uma atitude de abertura para as coisas novas, pois a novidade é catastrófica para os mais céticos. Pode-se dizer que o caminho da inovação é um percurso de difícil travessia para a maioria das instituições. Inovar significa transformar os pontos frágeis de um empreendimento em uma realidade duradoura e lucrativa. A inovação estimula a comercialização de produtos ou serviços e também permite avanços importantes para toda a sociedade. Porém, a inovação é verdadeira somente quando está fundamentada no conhecimento. A capacidade de inovação depende da pesquisa, da geração de conhecimento. É necessário investir em pesquisa para devolver resultados satisfatórios à sociedade. No entanto, os resultados desse tipo de investimento não são necessariamente recursos financeiros ou valores econômicos, podem ser também a qualidade de vida com justiça social. Luís Afonso Bermúdez. O fermento tecnológico. In: Darcy. Revista de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília, novembro e dezembro de 2009, p. 37 (com adaptações).

Considerando a organização das ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue o seguinte item.

711. (CESPE – MPU – Analista Administrativo-2010) No segmento “Inovador é o indivíduo que procura respostas originais e pertinentes em situações com as quais ele se defronta”, a construção “as quais” remete a “situações” e, por isso, admite a substituição pelo pronome “que”; no entanto, nesse contexto, tal substituição provocaria ambiguidade.

Comentários.

Questão sobre emprego de pronomes relativos (referentes e referidos).

A substituição de “as quais”, no trecho “Inovador é o indivíduo que procura respostas originais e pertinentes em situações com as quais ele se defronta”, por “que” é admissível e não provocaria ambiguidade no contexto, pois o pronome “que” continuaria referindo-se, sem confusão, à expressão “situações”.

Observe-se o trecho já com a alteração sugerida:

“Inovador é o indivíduo que procura respostas originais e pertinentes em situações com que ele se defronta”.

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário