sábado, 21 de maio de 2011

ORIENTAÇÃO DA SEMANA 7


AMBIGUIDADE

A ambiguidade é a característica da mensagem que apresenta, muitas vezes de forma indesejável, dois ou mais sentidos na mesma informação.

Assim, é possível exemplificar ocorrências de ambiguidade a partir do emprego inadequado de algumas palavras na frase. Observe:

a) ambiguidade provocada pelo pronome relativo:

“Não conhecemos o pai do menino que se acidentou” – o pronome relativo “que” tanto pode ser elemento de coesão relativizador de “pai” quanto de “menino”, o que não assegura certeza à mensagem.

b) ambiguidade provocada pelo inadequado emprego do pronome possessivo:

“A gerente mandou avisar que sua bolsa fora encontrada” – “bolsa” de quem?

c) ambiguidade provocada pelo inadequado emprego do pronome oblíquo átono:

“Orlando tinha o carro bem preparado; ninguém poderia vencê-lo naquela competição” – o pronome oblíquo “o”, em “lo”, pode se referir a “Orlando” ou a “carro”.

d) ambiguidade provocada pela inadequada colocação do adjunto adnominal:

“Vende-se cama para casal de ferro” – quem é de ferro? A cama ou o casal?

“Recebemos carne para fregueses sem pelanca.” – quem não tem pelanca? A carne, ou os fregueses?

Há outros casos de ambiguidade. Os candidatos devem tomar cuidado com questões dessa espécie, especialmente nas bancas da FAURGS, FDRH, Fundação Carlos Chagas – FCC, CESPE, entre outras.


Um exemplo de alternativa de frase ambígua, que ocorreu na prova de Português da FCC para Técnico do TRT4 (RS), em 2011:

"Participou do grupo que fez o relatório, que estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas, que, aliás, não estão nada esparças."

Além da confusão produzida pelo "que" (após "relatório"), pois gera dúvida em relação a quem estava próximo (se "ele", o "grupo" ou o "relatório"), a construção ainda apresenta imperfeições no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário