Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
segunda-feira, 27 de abril de 2015
COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE CANOAS - CONCURSO REALIZADO EM 26 DE ABRIL DE 2015
1) COMENTÁRIOS
Questão sobre ortografia e emprego de verbo HAVER.
A lacuna da questão 17 deve ser preenchida com ATRÁS, que é advérbio. Na lacuna da linha 31, deve aparecer a forma verbal HÁ, porque se trata de verbo impessoal. Na lacuna da linha 32, a forma correta é HAJA, porque a expressão HAJA VISTA é invariável.
RESPOSTA: C
2)COMENTÁRIOS
Questão sobre crase.
Na lacuna da linha 03, deve aparecer “à”, com sinal de crase, porque a forma verbal “refere-se” exige preposição “a” (quem se refere se refere “a”) e a palavra seguinte é feminina (“circulação”). Quanto à lacuna da linha 27, deve ser completada pro “à”, com sinal de crase, porque o substantivo “acesso” exige preposição “a” e a palavra “cidade” é feminina. Na lacuna da linha 29, deve aparecer apenas o artigo “a”, porque a palavra anterior é “para” (preposição), e depois de preposição não há crase.
RESPOSTA: B.
3)COMENTÁRIOS
Questão sobre funções sintáticas.
A expressão sublinhada expressa circunstância de tempo, o que lhe confere a função de adjunto adverbial.
RESPOSTA: C.
4)COMENTÁRIOS
Questão sobre pontuação.
A expressão “Em 2010” (linha 17) é adjunto adverbial de tempo deslocado, que foi isolado pela vírgula imediatamente seguinte. Verdadeira a primeira afirmação.
No trecho “... frota de veículos no país, principalmente de motocicletas, que...” (linhas 20-21), a vírgula registrada imediatamente depois de “país” está associada à vírgula depois de “motocicletas”, e ambas isolam o adjunto adverbial “principalmente de motocicletas”. Por isso não se pode suprimir somente a primeira, ou somente a segunda. Falsa a segunda afirmativa.
Não se pode inserir vírgula logo após “Trânsito”, na expressão “A Criação do Dia Internacional do Trânsito ocorreu” (l. 07), porque ela separaria o sujeito (“Criação do Dia Internacional do Trânsito”) do seu verbo “(ocorreu”). Falsa a terceira assertiva.
RESPOSTA: E.
5)COMENTÁRIOS
Questão sobre conjunções.
No trecho “... embora muitas rodovias tenham sido reformadas...” (l. 25), a conjunção “embora” é subordinativa concessiva, indicando ideia de concessão.
RESPOSTA: A
6)COMENTÁRIOS
Questão sobre interpretação de texto.
Segundo o texto, todas as afirmações estão corretas, porque constam no texto.
RESPOSTA: A.
7)COMENTÁRIOS
Questão sobre interpretação de texto.
As afirmações constantes nas opções A, B, C e D encontram-se no texto. Já a afirmação contida na opção E é incorreta, porque, segundo o texto, mesmo que haja por parte do governo medidas tomadas, “mesmo assim esses esforços parecem não apresentar os efeitos desejados” (linha 32).
RESPOSTA: E.
8)COMENTÁRIOS
Questão sobre interpretação de texto.
Estão corretas, segundo o texto, as afirmações contidas nas assertivas I e II. Está errada a afirmação contida na assertiva III, porque, em 2010, o número de óbitos foi de 42.844, e, em 2014, foi de 48.349, portanto aumentou.
RESPOSTA: C
9)COMENTÁRIOS
Questão sobre contagem de sílabas e classificação quanto à tonicidade.
A palavra “AL-CO-Ó-LI-COS” é polissílaba (apresenta 5 sílabas); a palavra “TRÂN-SI-TO” é trissílaba (apresenta três sílabas.
RESPOSTA: C.
10)COMENTÁRIOS
Questão sobre classes gramaticais.
A palavra “BRASIL” é substantivo; a palavra “MAS” é conjunção coordenativa adversativa; em “É”, há verbo; em “E”, há conjunção coordenativa aditiva.
RESPOSTA: A.
NÃO HÁ RECURSOS
Prof. Menegotto®
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Para quem já assistiu às suas aulas, como eu, essa prova foi facílima. Eu gabaritei. Obrigado, prof. Menegotto!
ResponderExcluir