Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
quarta-feira, 19 de junho de 2013
VÂNDALOS, VANDALISMO, VANDALIZAR...
Vândalo, vandalismo, vandalizar...
O termo “vândalo” vem do Inglês e se relaciona a WENDEL, derivado de WANDELN ou WANDAL, “vândalo”. Os Vândalos foram um povo de origem germânica, naturais da Escandinávia.
Há algumas incertezas que impedem de afirmar qual era a terra natal de tal povo, porém uma corrente de pesquisadores acredita que o território de origem seria o que hoje chamamos de Noruega. Este argumento fundamenta-se na similaridade do nome da tribo com outros nomes da mesma região. Os Vândalos subdividiam-se em Silingi e em Hasdingi. Os primeiros habitavam a região da Magna Germânia, enquanto o segundo grupo se deslocou para o sul e entrou em confronto com o Império Romano. Após os conflitos, os Hasdingi estabeleceram-se na região que hoje identificamos como Romênia. No início do século V, os hunos atacaram os territórios ocupados pelos Vândalos que, por sua vez, deslocaram-se para o oeste. O efetivo declínio dos Vândalos começou com uma crise interna que depôs o rei. Aproveitando-se da situação, Justiniano enviou à África, onde haviam se estabelecido os Vândalos, um corpo expedicionário, que teve apoio dos Ostrogodos e dos povos indígenas africanos, para derrubar o reinado dos Vândalos, que sumiram da história em 534.
Os vândalos não são mais destruidores que os outros bárbaros, mas a palavra vândalo passou a designar aquele que destrói ou arruína coisas valiosas. Houve muitos outros povos mais destruidores e violentos que os vândalos, mas eles é que levaram a fama...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eles que levam a fama, e aqui nós pagamos a conta não é, professor. Abraço.
ResponderExcluir