quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMENTÁRIOS À PROVA DE PORTUGUÊS DO MAGISTÉRIO - 2013

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – BANCA DA FDRH – EM 19 DE MAIO DE 2013 Questão 01 – Gramática – emprego de preposição, crase e concordância verbal (verbo “haver”). A lacuna da linha 13 deve receber apenas a preposição “a”, regida pelo verbo “ir” anterior (na forma “vão”), já que a palavra seguinte está no plural (“bibliotecas”): “... 69% dos brasileiros dizem que nunca vão a bibliotecas...”. A segunda lacuna, linha 15, deve ser preenchida com a contração de preposição “a” com artigo “as”, portanto com “às”, pois o verbo “creditar”, que é transitivo direto e indireto, exige preposição; logo após a indicação do índice “36% ocorre vírgula, que marca a supressão intencional do verbo “creditaram” (presente na mesma linha): “... 36%, às mães”. A terceira lacuna (linha 48) deve ser preenchida com “haveria”, no singular, porque se trata de verbo impessoal, cujo objeto direto é “professores” (também na linha 48). RESPOSTA: A. _______________________________________________________________________ Questão 02 – Compreensão e interpretação de texto. A primeira afirmação é verdadeira, segundo o texto da prova. No início do 1º parágrafo, a informação é de que “Institutos de pesquisa, entidades de classe e editoras até hoje não conseguiram aferir, mas, nos bastidores, todos sabem: professor não gosta de ler.” (linhas 01-02) Isso justifica que ainda não foram feitas pesquisas para avaliar o quanto os professores não apreciam ler, embora haja, no segundo parágrafo do texto (linhas 05-08), informação de estudo realizado em 2001 pelo CNTE, em que se registram percentuais sobre o hábito de ler. A questão presente na primeira afirmação é avaliar o quanto os professores não apreciam ler, e para isso o texto não informa pesquisas. Verdadeira a segunda afirmação, porque a falta do hábito de leitura é atribuída a três fatores no texto: à formação educacional (no texto, linhas 03-04) (= ausência de cultura literária na formação na afirmação), ao preço dos livros (no texto, linha 04), baixo poder aquisitivo (no texto, linha 05) (= alto preço dos livros na afirmação) e à falta de tempo (presente na afirmação) (= à indefectível falta de tempo, linha 04). Verdadeira a terceira afirmação, porque, segundo dados trazidos pelo texto entre as linhas 06 e 08, se 41% dos professores costumam ler ao menos um livro por mês, 34% eventualmente leem e 25% não responderam ou não costumam ler, na média, considerando-se o universo resultante da soma, menos da metade (41%) lê ao menos um livro por mês, conforme o texto. Verdadeira a quarta afirmação, pois, segundo o trecho compreendido entre as linhas 21 e 27 do texto, o discurso dos professores sobre a importância do hábito de ler não condiz com a prática, já que a leitura não é tratada como hábito prazeroso, mas como imposição. RESPOSTA: A. _______________________________________________________________________ Questão 03 – Compreensão e interpretação de texto. Errada a assertiva “a”, porque no texto, entre as linhas 15 e 19, vê-se que a ONG Ação Educativa, juntamente com o Instituto Paulo Montenegro (ligado ao IBOPE), afirma que “nenhuma campanha terá sucesso se não levar em conta que os próprios professores não têm e não cultivam o hábito de ler”. Portanto a melhoria nos índices de leitura no Brasil deve passar por uma revisão na postura pessoal dos professores, mas não há, no texto, referência à sua formação profissional. Correta a afirmação contida na assertiva “b”, pois, no texto, entre as linhas 28-32, pode-se ver claramente a ideia do professor Edmir Perrotti, no sentido de que a falta de leitura na postura dos professores se deve a uma falha profunda nas políticas educacionais. Correta a opção “c”, porque, segundo o texto, entre as linhas 39-43, Luiz Percival Britto explica que “ler para estar bem informado depende das condições de vida”, o que envolve acesso à informação. Correta a afirmação presente em “d”, pois, para Elizabeth Serra, segundo o texto, entre as linhas 32-35, “é um círculo vicioso para o professor: estuda numa escola que não usa direito o livro; forma-se educador sem saber lidar com a biblioteca; e retorna para o ensino reproduzindo isso”. Tal afirmação encontra identidade em “o professor que não usa o livro como meio de educação, provavelmente, teve uma educação em que esse meio não era valorizado. Correta a afirmação contida na opção “e”, porque, segundo o texto, entre as linhas 44-49, Wander Soares não compactua com a ideia de que os professores leem mal; ele afirma que os profissionais da educação têm pouco acesso aos livros. RESPOSTA: A. _______________________________________________________________________ Questão 04 – Identificação de funções sintáticas. Na linha 09, no trecho “... denunciado ano após ano pelos índices de aprovação...”, o termo destacado exerce função de núcleo do agente da passiva na oração em que se encontra. Na linha 10, a palavra “pais”, no trecho “Alunos são massacrados pelos pais...”, exerce a função de núcleo do agente da passiva. Na linha 10, no trecho ““Alunos são massacrados pelos pais e pela escola...”, o termo destacado exerce função de agente da passiva, e a palavra “escola” é seu núcleo. Na linha 14, “pessoas”, no trecho “Quando indagados sobre as pessoas...”, exerce a função de objeto indireto de “indagar”. Nas linhas 15 e 16, a expressão “Instituto Paulo Montenegro”, no trecho “Os dados, levantados pelo Instituto Paulo Montenegro...”, exerce a função de núcleo do agente da passiva. RESPOSTA: D. _______________________________________________________________________ Questão 05 – Reescritura de texto. O trecho constante entre as linhas 17 a 19 foi reescrito cinco vezes nesta questão. Apenas uma alternativa está reescrita de acordo com as ideias originais, preservando-se correção gramatical e clareza. Errada a assertiva “a”, porque, conforme o trecho original, a melhoria dos índices de leitura deve passar pelo fato de que os professores não leem. No trecho reescrito, afirma-se que não há empenho dos professores nas campanhas. Correta a assertiva “b”, porque trata da ideia original do texto e é apresentado com clareza e correção. Errada a opção “c”, porque não são os professores que devem-se empenhar nas campanhas de aumento do índice de leitura, conforme o trecho original. Errada a alternativa “d”, porque não são os professores que têm se empenhado nas campanhas de aumento do índice de leitura. Errada a construção contida na opção “e”, porque a campanha para estimular o hábito de leitura, segundo o texto, é para todos, não somente para os professores. RESPOSTA: B. _______________________________________________________________________ Questão 06 – Acentuação gráfica. Quanto à assertiva I, a palavra “após” é acentuada pela regra das oxítonas terminadas em “o” seguida de “s”, abertas ou fechadas. O substantivo “mês” é acentuado por ser monossílaba tônica terminada em “e” seguida de “s”. A forma verbal “têm” recebe acento diferencial para identificar a terceira pessoa do plural. Errada a afirmação I. Na assertiva II, as palavras “índices” e “políticas” são acentuadas por serem proparoxítonas. O adjetivo “indefectível” é acentuado por ser palavra proparoxítona terminada em “l”. Errada a assertiva II. Já na afirmação III, a retirada do acento gráfico das palavras “país”, “hábito”, “prática” e “círculo” gerará as formas “pais” (substantivo), “habito”, “pratica” e “circulo” (verbos). Correta a assertiva III. Quanto à assertiva IV, os vocábulos “próprios” e “importância” recebem acento pela regra das paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Já a palavra “visíveis” é acentuada por ser paroxítona terminada em “eis”. Apesar de ser paroxítona terminada em ditongo (vi-sí-vEIs), deve-se registrar que o ditongo é decrescente, o que impede de se afirmar que seja acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo, já que a regra determina a acentuação das paroxítonas terminadas em ditongo crescente. A afirmação induz o candidato a erro, porque, embora todas sejam acentuadas por serem paroxítonas, “visíveis” é acentuada por ser terminada em “eis”. Embora seja terminada em ditongo, o encontro vocálico é decrescente. Por tais razões, a questão merece ser anulada. RESPOSTA: PREJUDICADA. (Passível de anulação). A Banca indicou C. _______________________________________________________________________ Questão 07 – Emprego de pronomes – referenciação e coesão textual. Na alternativa “a”, o pronome demonstrativo “essa” (linha 03) retoma “nota vermelha” (linha 02). Observe-se: “Como toda nota vermelha no boletim, essa também chega com muitas justificativas e desculpas. Correta a opção. Quanto à opção “b”, no trecho “Isso não inclui livros técnicos e material didático, cujas leituras são tidas como obrigação da profissão” (linhas 19-20), o pronome relativo “cujas” une o elemento possuidor “livros técnicos e material didático” ao elemento possuído “leituras”, não se referindo a “professores” (linha 19). Errada a opção. Já com relação à assertiva “c”, o segmento “outro tanto”, no trecho “Muitos dos atuais mestres também tiveram de fazer os ineficazes resumos de obras clássicas; vários nunca foram sensibilizados para o prazer da leitura; outro tanto não tinha condições financeiras para comprar livros” (linhas 24-26), refere-se a “outro tanto dos atuais mestres”. Correta a opção. Quanto à afirmação contida na assertiva “d”, o pronome oblíquo “a”, em “sentenciá-la” (linha 28), no trecho “Grande parte do professorado realmente lê pouco, mas não podemos sentenciá-la como culpada” (linhas 28-29), retoma “Grande parte do professorado”. Correta a opção. Na alternativa “e”, o segmento “em que”, no trecho “Essa tese coloca que ler é um hábito mais próximo das camadas sociais mais ricas, em que a presença da cultura letrada...” (linhas 38-39), pode ser flexionado para “nas quais”, já que retoma “camadas sociais mais ricas”. O trecho, já com a alteração, ficará com a seguinte redação: “Essa tese coloca que ler é um hábito mais próximo das camadas sociais mais ricas, nas quais a presença da cultura letrada...”. Correta a opção. RESPOSTA: B. _______________________________________________________________________ Questão 08 – Coordenação e subordinação – reconhecimento de conjunções. Na afirmação 1, o trecho “... por apresentarem péssimos rendimentos em interpretação de textos, por não compreenderem o que leem, por não gostarem de ler” (linhas 10-11) contém orações subordinadas adverbiais causais (porque dão causa à afirmação anterior) reduzidas de infinitivo (porque estão construídas sem conjunção e com verbo na forma nominal infinitiva). Correta a assertiva I. Na construção “Segundo pesquisa publicada no livro Letramento no Brasil...” (linha 12), há conjunção subordinativa adverbial conformativa (“Segundo”), devendo ser classificada como oração subordinada adverbial conformativa, porque expressa conformidade, não proporcionalidade. Errada a assertiva II. O segmento “quando alunos”, no trecho “Poucos se dão conta de que os mestres que, hoje, apregoam a importância do hábito de ler, quando alunos, não guardaram ...” (linhas 21-22), é uma oração subordinada adverbial temporal. Correta a assertiva III. No trecho “O professor repete para o aluno a mesma visão de ensino que teve em sua formação (linhas 23-24), a oração destacada é subordinada adjetiva restritiva, o que se pode observar tanto pela ideia da mensagem quanto pela ausência de vírgula antes da oração. Errada a assertiva IV. CABEE RECURSO A ESSA QUESTÃO, PORQUE A ORAÇÃO É RESTRITIVA, O QUE SE PODE OBSERVAR PELA AUSÊNCIA DE VÍRGULAS. A BANCA OFERECEU RESPOSTA E. RESPOSTA: B. _______________________________________________________________________ Questão 09 – Semântica. No trecho “Institutos de pesquisa, entidades de classe e editoras até hoje não conseguiram aferir, mas, nos bastidores, todos sabem: professor não gosta de ler” (linhas 01-02), o termo destacado está empregado no sentido de confirmar ou medir via pesquisa, já que, do trecho, pode-se ver “Institutos de pesquisa”. No trecho “As explicações vão desde a formação educacional até o preço dos livros, passando pela indefectível falta de tempo” (linhas 03-04), o adjetivo destacado está empregado no sentido de algo que não falta, infalível, que está sempre presente. RESPOSTA: D. Questão 10 – Pontuação. No trecho “O problema da leitura no Brasil – denunciado ano após ano pelos índices de aprovação em exames e vestibulares – não é ...”, a oração entre travessões poderia ficar isolada por vírgulas, sem prejuízo da correção, nem da mensagem original. O trecho, com a alteração pontuativa, ficaria assim: “O problema da leitura no Brasil, denunciado ano após ano pelos índices de aprovação em exames e vestibulares, não é ...”. Nesse caso, travessões e entre-vírgulas se equivalem no isolamento. Correta a assertiva I. No trecho “... 37% dos entrevistados creditaram o hábito a um professor; 36%, às mães...”, a vírgula logo após “36%” marca a supressão do verbo “creditaram” (ver explicação contida também nos comentários à questão 01). Observe-se: ““... 37% dos entrevistados creditaram o hábito a um professor; 36% creditaram às mães...”. Correta a assertiva II. No trecho “Por mais que haja empenho em se melhorar os índices brasileiros de leitura, nenhuma campanha terá sucesso se não levar...”, a vírgula logo após “leitura” isola as orações subordinadas presentes no trecho destacado da principal, que inicia com “nenhuma campanha...”. Correta a afirmação III. No trecho “Muitos dos atuais mestres também tiveram de fazer os ineficazes resumos de obras clássicas; vários nunca foram sensibilizados para o prazer da leitura; outro tanto não tinha condições financeiras para comprar livros”, as duas ocorrências de ponto-e-vírgula têm função de separar orações coordenadas assindéticas (não iniciadas por conjunções). Observe-se que, nas duas ocorrências, o ponto-e-vírgula poderia ser substituído por “e”, porque as orações são aditivas. Correta a assertiva IV. RESPOSTA: E. _______________________________________________________________________ Publicado no saite WWW.cpcrs.com.br, no blog professormenegotto.blogspot.com e disponível na Loja Copystar (Xerox do CPC) PROIBIDA A REPRODUÇÃO, MESMO QUE PARCIAL, SEM A ANUÊNCIA DO AUTOR. Direitos autorais reservados a Prof. Menegotto®

13 comentários:

  1. Boa noite professor Alberto,
    Gostaria de verificar com o senhor se a questão n° 3 cabe recurso, pois a letra c apresenta erro ortográfico(está escrito aceso à informação) o que prejudica quanto ao seu entendimento, uma vez que aceso é uma palavra existente na Língua portuguesa e tem significado diferente de acesso...
    Atenciosamente

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  2. Olá professor estava olhando suas colocações a respeito da prova de portugues e gostaria de saber se não teria como anular a questao 8, teria como interpor mais algum recurso nessa questao? E a respeito da questao 6, quais as chances de ocorrer o anulamento da questao? Agradeço

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  3. Prezado professor, seria possível dar a sua opinião sobre essa questão:
    A questão é a seguinte:
    10 . Assinala a alternativa que apresenta uma classificação INCORRETA da estrutura sublinhada:
    a)Memória – ditongo crescente
    b)Aberrações – dígrafo
    c)Chinfrim – dígrafo e encontro consonantal
    d)Imprensa – dígrafo
    e)País – hiato
    O que houve? A resposta no gabarito é letra D e quanto a isso não há como se opor, pois vi que não há dígrafo na palavra imprensa, porém memória, em alguns lugares que pesquisei, inclusive em trabalhos acadêmicos é hiato, o dicionário Aurélio nos diz que é tanto ditongo como hiato…
    Uma professora de português me disse que é o caso das paroxítonas relativas. Há autores que entendem "ia" como hiato, mesmo que a maioria veja como ditongo.
    Segundo ela como se trata de concurso, deve-se evitar as questões que podem deixar dúvidas... E essa induz ao erro...
    Agradeço muito sua ajuda desde já.

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  4. Em atenção a "mrrambor@gmail.com", trata-se de questão da área específica, que deve ficar a critério dos professores daquela área. Intrometo-me no que diz respeito à prova de Português dos conhecimentos gerais.
    Prof. Menegotto.

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  5. Quanto à questão 8,basta ler o que escrevi, pois essa é uma das questões contra as quais me insurgi. Leia meu comentário até o fim.
    Prof. Menegotto.

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  6. Quanto à questão sobre a palavra "imprensa", a banca está completamente errada, pois há dois dígrafos nasais em IMPRENSA: o IM (=~i) e o EN (~e), pois ambos os encontros são nasais.
    Em MEMÓRIA, há flagrante DITONGO CRESCENTE.
    Como se trata de questão da área específica, não me intrometo, pois não tivemos preparatório para a área específica.

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  7. Boa noite, Professor!
    Desejo deixar aqui registrado que as suas aulas são maravilhosas. Realizei o curso para o magistério EAD pelo CPC e adorei suas aulas, estudar fico mais fácil a partir de suas explicações.
    Gostaria de saber, por favor, se há alguma questão passível de recurso na prova para os anos iniciais do ensino fundamental?
    Obrigada

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  8. Não há questões passíveis de recurso na área específica em Língua Portuguesa.
    Prof. Menegotto.

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  9. Professor!
    Entendo que a questão nº 02 apresenta dois erros na 1ª passagem do texto: o primeiro quando diz que não se fizeram pesquisas ainda para avaliar o quanto os professores não apreciam ler, esta ideia se desfaz nas linhas 06 e 07 quando nos é ressaltado que houve um estudo em 2001, divulgado pela CNTE (embora não utilize a expressão pesquisa); o segundo erro encontra-se na colocação "embora não haja dados sobre isso", estes dados nos foram enfatizados nas linhas 07 e 08 em porcentagens, onde diz que 41% dos docentes não afirmam ler ao menos um livro por mês, 34% eventualmente leem, e 25% não responderam ou não costumam ler. Dados estes que concordam com o título do texto " Por que professor não gosta de ler?". Assim, a meu ver, a afirmativa em questão é falsa e não verdadeira como sugere o gabarito. Gostaria do seu comentário. Grata!

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  10. Olá Professor!

    Pode dar uma olhada na questão 38 - 1.1 Ling. Cód. e tecnologias - Habilitação em Língua Portuguesa e literatura - Pois entrei com esse recurso e só dependo disso.

    Obrigada.

    QUESTÃO 38. Documento PCN/2000 Ensino Médio NÃO solicitado no edital.

    Objetivo: Anulação da questão

    Justificativa:
    Nessa questão o organizador solicita uma alternativa que NÃO faça parte das competências a serem desenvolvidas pela área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias.

    Conforme é de seu conhecimento, todas as alternativas propostas fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
    Análise 1 – Tal bibliografia não foi solicitada no edita do certame.

    Analise 2 – A alternativa a) está contemplada no documento acima referenciado na página 6. A alternativa b) também contemplada na página 24 do mesmo parâmetro. Bem como as que seguem: Alternativa c) página 9; alternativa d) referenciada na página 10 e 11 do mesmo documento PCN/2000 Ensino Médio, e por ultimo alternativa e) da mesma forma e também na página 11.

    No entanto as opções de respostas TODAS CONTEMPLADAS no documento já citado, pois fica inviável uma resposta correta, no entanto a banca considerou a assertiva letra d. Como podes observar os textos, contendo opções de respostas, foram retirados na integra do documento NÃO citado no edital.

    Percebe-se, então, flagrante erro material na elaboração da questão objeto da presente impugnação, o que fere o princípio da impessoalidade no que diz respeito ao concurso público e prejudica, inclusive, sua credibilidade, caso a questão seja mantida.
    Pela anulação de questões eivadas de tal vício, segue precedente oriundo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, segundo o qual:
    AGRAVO DE INSTRUMENTO.
    CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO. NOMEAÇÃO DE PERITO PARA ESCLARECER A EXISTÊNCIA DE EVENTUAL ERRO NA ELABORAÇÃO DA QUESTÃO. POSSIBILIDADE. 1. Não é dado ao Poder Judiciário o exame do mérito da correção de provas de concursos públicos, sendo-lhe cabível somente a análise do atendimento dos requisitos legais e da legalidade das questões formuladas, conforme programa de correção de provas, de recursos e de atribuições de notas pela banca examinadora do certame, especialmente no que alcança a vinculação ao edital, ou a casos de flagrante erro material na elaboração da prova capaz de malferir a confiança dos candidatos. 2. Não há qualquer prejuízo iminente ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem na produção de prova pericial acolhida em primeira instância, notadamente porque se visa resguardar eventual direito perseguido pelo certamista em aferir se há ou não erro na formulação das questões e seu respectivo gabarito, considerando a literatura específica relativa à área de Engenharia Civil e, assim, prevenir qualquer alegação de cerceamento de defesa, que poderia resultar na desconstituição da futura sentença. RECURSO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº 70050526359, Terceira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rogerio Gesta Leal, Julgado em 11/10/2012)
    Evidencia-se, então, a ilegalidade da questão ora impugnada, razão pela qual deve ela ser devidamente anulada, ainda em sede administrativa, evitando-se, assim, um questionamento judicial posterior.
    Diante do exposto, REQUER a anulação da questão 38, nos termos acima colocados, sendo ela desconsiderada para quaisquer fins de direito.

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  11. Olá professor!
    Pode verificar se estou correta no recurso que enviei???? Muito obrigada por me auxiliar com seus conhecimentos.

    Maiara Souza
    maiaramsouza@bol.com.br

    QUESTÃO 38. Documento PCN/2000 Ensino Médio NÃO solicitado no edital.

    Objetivo: Anulação da questão

    Justificativa:
    Nessa questão o organizador solicita uma alternativa que NÃO faça parte das competências a serem desenvolvidas pela área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias.

    Conforme é de seu conhecimento, todas as alternativas propostas fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
    Análise 1 – Tal bibliografia não foi solicitada no edita do certame.

    Analise 2 – A alternativa a) está contemplada no documento acima referenciado na página 6. A alternativa b) também contemplada na página 24 do mesmo parâmetro. Bem como as que seguem: Alternativa c) página 9; alternativa d) referenciada na página 10 e 11 do mesmo documento PCN/2000 Ensino Médio, e por ultimo alternativa e) da mesma forma e também na página 11.

    No entanto as opções de respostas TODAS CONTEMPLADAS no documento já citado, pois fica inviável uma resposta correta, no entanto a banca considerou a assertiva letra d. Como podes observar os textos, contendo opções de respostas, foram retirados na integra do documento NÃO citado no edital.

    Percebe-se, então, flagrante erro material na elaboração da questão objeto da presente impugnação, o que fere o princípio da impessoalidade no que diz respeito ao concurso público e prejudica, inclusive, sua credibilidade, caso a questão seja mantida.
    Pela anulação de questões eivadas de tal vício, segue precedente oriundo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, segundo o qual:
    AGRAVO DE INSTRUMENTO.
    CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE QUESTÃO. NOMEAÇÃO DE PERITO PARA ESCLARECER A EXISTÊNCIA DE EVENTUAL ERRO NA ELABORAÇÃO DA QUESTÃO. POSSIBILIDADE. 1. Não é dado ao Poder Judiciário o exame do mérito da correção de provas de concursos públicos, sendo-lhe cabível somente a análise do atendimento dos requisitos legais e da legalidade das questões formuladas, conforme programa de correção de provas, de recursos e de atribuições de notas pela banca examinadora do certame, especialmente no que alcança a vinculação ao edital, ou a casos de flagrante erro material na elaboração da prova capaz de malferir a confiança dos candidatos. 2. Não há qualquer prejuízo iminente ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem na produção de prova pericial acolhida em primeira instância, notadamente porque se visa resguardar eventual direito perseguido pelo certamista em aferir se há ou não erro na formulação das questões e seu respectivo gabarito, considerando a literatura específica relativa à área de Engenharia Civil e, assim, prevenir qualquer alegação de cerceamento de defesa, que poderia resultar na desconstituição da futura sentença. RECURSO DESPROVIDO. (Agravo de Instrumento Nº 70050526359, Terceira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rogerio Gesta Leal, Julgado em 11/10/2012)
    Evidencia-se, então, a ilegalidade da questão ora impugnada, razão pela qual deve ela ser devidamente anulada, ainda em sede administrativa, evitando-se, assim, um questionamento judicial posterior.
    Diante do exposto, REQUER a anulação da questão 38, nos termos acima colocados, sendo ela desconsiderada para quaisquer fins de direito.
    Termos em que pede deferimento.

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  12. área específica de Língua Portugesa.

    Maiara Souza

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  13. Pessoal. Ajudo quando posso e no limite de meu alcance. Não comento questões que não estão na minha área de atuação; de igual forma, não me sinto à vontade para opinar sobre conteúdo da prova não constante no edital, exceto nos programas de Língua Portuguesa.
    Desejo a todos sucesso nos recursos e nas ações contra a banca.
    Prof. Menegotto.

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