quarta-feira, 2 de maio de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 828


A PARTIR DE 25 DE ABRIL DE 2012 E ATÉ 4 DE MAIO DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA FUNDAÇÃO LA SALLE, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DO INSTITUTO MUNICIPAL DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – IMESF (Porto Alegre – RS)

828. (FUNDAÇÃO LA SALLE – Guarda Municipal – Município de Novo Hamburgo – RS – 2011) Assinale a alternativa corretamente pontuada:

A) As novas investigações foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir se o imunizante protege.
B) As novas investigações foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir se, o imunizante protege.
C) As novas investigações foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático e da América Latina) e querem descobrir se o imunizante protege.
D) As novas investigações, foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir se o imunizante protege.
E) As novas investigações foram conduzidas, em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir, se o imunizante protege.

Comentários.

Questão sobre pontuação.

O sujeito das orações antes e depois do “e” é “As novas investigações”, por isso não há vírgula antes do “e”. Portanto estão erradas as assertivas “A”, “B”, “D” e “E”.

Também não há vírgula antes do “e” que aparece no final da sequência entre parênteses.

Especialmente na alternativa “D”, a vírgula após “As novas investigações” está errada, porque não se separa, com vírgula, o sujeito de seu verbo.

Em relação à opção “E”, não deve haver vírgula depois de “conduzidas”, tampouco depois de “descobrir”.

Resposta: C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário