segunda-feira, 28 de maio de 2012

O PODER PÚBLICO NÃO CONSEGUE APRENDER...



Mais uma vez, o poder público não cumpre o que, no mínimo, todo cidadão candidato a concurso público espera: lisura, organização e seriedade nos processos seletivos. Além da enxurrada de irregularidades em concursos de que se tem notícia (veja-se pela publicação do jornal ZERO HORA, no seu caderno Empregos e Oportunidades do dia 13 de maio corrente),agora a notícia é da banca "Ética", que, evidentemente, não faz jus ao nome. Reproduzo, na íntegra, texto de e-mail recebido na data de hoje, em que uma candidata se queixa das irregularidades. Vai o texto dela:

"Bom dia,

Escrevo esse e-mail por justiça.

Me chamo Carla e ontem pela manhã fui prestar o concurso de Assistente Administrativo da prefeitura de Cachoeirinha feita pela banca Ética Concursos. Desde a abertura dos portões uma série de irregularidades e desordem aconteceram.

Listas afixadas na entrada do prédio do Cesuca divididas por blocos, exemplo: Lista com letra C em dois blocos diferentes, então tinha que olhar em um lado depois passar para o outro lado se seu nome não estivesse no primeiro, assim ficavam as pessoas andando de um lado para o outro e na porta do prédio quem já tinha confirmado sua sala mesmo assim não conseguia entrar, pois parecia um formigueiro.

Tudo isso resultou em atrasos a prova estava marcada para as 09h00min, mas eram 9h15min e não havia tocado o sinal ainda, e os candidatos continuavam a entrar na sala para a realização da prova.

9h20min tocou o sinal, mas cadê as provas? As provas não estavam na sala, aguardam os candidatos como é de costume e sim, os candidatos tiveram que esperar até as 9h:30min para iniciar as provas.

E as surpresas continuam: a primeira irregularidade da prova que um das candidatas percebeu foi na grade de respostas, havia 60 questões a serem assinaladas, porém nossa prova havia 50 questões.

Segunda irregularidade, também na grade de respostas havia 5 alternativas (a, b, c, d, e), porém na prova nenhuma das questões possuíam 5 alternativas, algumas até a letra D outras até a C e outras que foi o caso da questão 6 com duas alternativas C.

Busco por justiça através de vocês por todas as pessoas que se preparam e pagam por concursos como esse.

Desde já, obrigada.

6 comentários:

  1. Ontem fiz a mesma prova deste mesmo concurso e concordo com você em tudo, pois assisti aos fatos. A prova foi vergonhosa em todos os sentidos, expondo todos os candidatos ao ridículo.
    Além de todos estes fatos narrados por você, ainda posso ressalvar que as questões foram as piores que já presenciei em termos de elaboração, deixando a desejar em todos os quesitos. Imaginei que seria desta forma, mas confesso que me surpreendi com tamanha falta de capacidade e cuidado com a situação, que ao meu ver é extremamente séria e necessita de lisura, competência, transparência e respeito aos participantes do certame.

    ResponderExcluir
  2. oi Carla, também já passei muito por isso.principalmente grade de resposta com itens excedentes ao número de questões da prova.mas a segunda irregularidade eu não tinha visto, ainda...um abraço e ... força...
    sandra oliveira.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Também prestei esse concurso do dia referido pela colega.
    No caso da minha sala, a prova começou às 9:45.
    Sou um tanto quanto leiga no assunto, mas quanto a grade de respostas ter 5 respostas ou 60 questões, pra mim, não foi problema.
    O que achei absurdo foi deixarem entrar pessoas no prédio até às 9:30 h.
    Veja bem, dizia no edital que os candidatos deveriam chegar com uma hora de antecedência.
    Eu cheguei com 45 min de antecedência, e apesar de passar pelo formigueiro (que mal dava para andar), consegui entrar na sala às 8:30, ou seja, houve atraso por culpa da desorganização da banca mas especialmente porque o brasileiro tem mania de deixar pra chegar na última hora.
    Outro grande problema foi a total despreparação dos fiscais de sala.
    Enquanto cobravam a retirada da bateria do celular de alguns, não cobravam de outras candidatos que se negavam a retirá-la.
    Em determinado momento as duas fiscais da minha sala começaram a conversar (cochichando) dentro da sala, enquanto havia pelo menos umas 10 pessoas fazendo prova, sem contar que deixaram os candidatos que iam acabando a prova conversarem bem alto no corredor!
    Outra coisa estranha antes do início da prova foi o manuseio de material dentro da sala de aula por alguns candidatos na minha sala, e soube que em outras salas os fiscais não permitiram tal coisa (mais uma vez a desigualdade de direitos).
    Sem contar a prova em si, que teve um gabarito preliminar divulgado já com duas questões anuladas (só para ter ideia do tipo de prova).
    Passado esse tumulto, depois de pagar por uma inscrição bem salgadinha, tenho que pensar se vale a pena pagar por um sedex para o Paraná para entrar com recurso sobre pelo menos uma questão de português que pedia a indicação da alternativa incorreta mas continha todas as alternativas corretas (questão 04).
    É brabo o negócio! =/

    ResponderExcluir
  4. A propósito, a empresa Ética é uma das citadas na reportagem de ZH indicada pelo prof. Menegotto no início desta discussão. Há dúvidas quanto a sua lisura. Acho estranho a administração de Cachoeirinha não ter verificado o conceito da empresa no mercado antes de contratá-la.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é muito estranho isso que o Paulo disse sobre a administração de Cachoeirinha!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de compartilhar essa notícia, que se trata do concurso de Cachoeirinha:

    http://www.cachoeirinha.rs.gov.br/portal/index.php/noticias/item/405-cachoeirinha-suspende-prova-de-concurso-p%C3%BAblico

    ResponderExcluir