sexta-feira, 1 de agosto de 2014

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA DO TRIBUNAL REGINAL FEDERAL DA QUARTA REGIÃO - TRF4 - PROVA REALIZADA DIA 27 DE JULHO DE 2014

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO – TRF – BANCA DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – FCC – PROCESSO DE SELEÇÃO OCORRIDO NO DIA 27 DE JULHO DE 2014 – (Caderno de Prova ‘02’, Tipo 002) Questão 1 – Interpretação de texto No primeiro parágrafo do texto, a referência a que “o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo” não estabelece noção de finalidade, mas informa que repetidas vezes o progresso impõe alguma destruição. Errada, portanto, a assertiva (B). As duas indagações presentes no segundo parágrafo não são retóricas, porque, em verdade, são indagações do autor para as quais não há respostas, mas que são, de certa forma, interpretadas pelo autor nos parágrafos seguintes. Dessa forma, não podem ser suprimidas. Errada, portanto, a opção (C). No primeiro parágrafo, a afirmação de que “nossa época produz milagres todos os dias” está associada ao campo da técnica e da ciência. No quarto parágrafo, o autor afirma que a “cultura de massas nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra”. Portanto a afirmação presente no primeiro parágrafo não está associada à que se lê no quarto parágrafo e, dessa forma, a primeira não encontra respaldo na segunda. Errada, pois, a alternativa (D). A afirmação de que “as humanidades humanizam” é , segundo o autor, um mito está justificado pelo fato de que se duvida de que uma educação liberal garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas, porque os campos de concentração podem estar nas proximidades de museus, bibliotecas e universidades, ideias que são defendidas no segundo parágrafo do texto. Logo “o mito de que as humanidades humanizam” não se justifica a partir do fato de que nem todas as classes sociais possuem acesso à tecnologia moderna. Errada a associação contida na opção (E). RESPOSTA: (A). _____________________________________________________________________________________ Questão 2 – Interpretação de texto O autor do texto discorda dos pensadores citados a afirmar que “a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes” (quinto parágrafo). Observe-se que o segundo período do quinto parágrafo inicia pela conjunção coordenativa adversativa “Contudo”, o que evidencia, naquele trecho, a contrariedade do autor à ideia dos pensadores citados, que defendem a “cultura planetária”. Correta a assertiva (B). RESPOSTA: (B). _____________________________________________________________________________________ Questão 3 – Emprego de pronomes (referentes e referidos) No trecho “... denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias” (terceiro parágrafo), o pronome “lhes” retoma “indivíduos” (destacados na transcrição): “tradições e línguas” que são próprias aos indivíduos. No trecho “A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, ‘globaliza’ os filmes, levando-os a todos os países ...” (quarto parágrafo), o pronome oblíquo átono “os” retoma “os filmes” (destacados na transcrição) = ... levando os filmes.... Quanto ao segmento “... a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento...” (sétimo parágrafo), a contração da preposição “de” com o pronome demonstrativo “este”, gerando “deste” (destacado na transcrição), retoma “tempo presente”, por estar mais próximo. Já a contração da preposição “de” com o pronome demonstrativo “aquela”, gerando “daquela” (destacado na transcrição) retoma “cultura do passado”. RESPOSTA: (A). _____________________________________________________________________________________ Questão 4 – Regência verbal (reconhecimento de transitividade) Na opção (A), a forma verbal “produz” tem como complemento (objeto direto) “milagres”, portanto “produzir” está empregado como transitivo direto; já a forma verbal “humanizam”, apesar de originalmente o verbo “humanizar” ser transitivo direto (quem humaniza humaniza algo ou alguém), está empregada na condição de verbo intransitivo, porque não há objeto. Portanto, na opção (A), os verbos não apresentam igual tipo de complemento. Na opção (B), os verbos “nascer” (na forma “nasce”) e “ser” (na forma “é”) são, respectivamente, intransitivo e de ligação, não apresentando, portanto igual tipo de complemento. Quanto à alternativa (C), o verbo “destruir”, no segmento “destruiu o mito...”, e “produzir”, no segmento “produz milagres”, estão ambos empregados como transitivos diretos, sendo seus complementos (objetos diretos), respectivamente, “o mito” e “milagres”. Com relação à alternativa (D), o verbo “nascer”, no segmento “Essa cultura de massas nasce”, trata-se de verbo intransitivo, não possuindo complemento; já o verbo “contribuir”, no segmento “contribui para...”, está empregado como transitivo indireto, sendo seu complemento (objeto indireto) “para reduzir a pobreza” (primeiro parágrafo). Em relação à opção (E), o verbo “prosperar” é intransitivo, não apresentando complemento, e “destruir”, no segmento “destruiu o mito”, é transitivo direto, sendo seu objeto direto “o mito”. RESPOSTA: (C). _____________________________________________________________________________________ Questão 5 – Crase Quanto à opção (A), na substituição do segmento destacado em “ao alcance de todos” por “dispor de todos”, manter-se-á a preposição “a” combinada com o artigo “o”, porque “dispor” é palavra masculina, não ocorrendo, portanto condições para a crase: “... ao dispor de todos”. Na alternativa (B), no trecho “... por meio dos quais se transmitem as humanidades...”, o “as” (destacado na transcrição) é apenas artigo, já que “humanidades e ciências” são sujeito de “se transmitem”, não objeto indireto. Por isso a substituição de “as humanidades” por “ciências humanas” manterá a presença exclusiva de artigo definido feminino plural: “... por meio dos quais se transmitem as ciências humanas...”. Na proposta de substituição do segmento destacado na alternativa (C), em “... a todas as camadas sociais”, por “qualquer classe social”, o “a”, que é apenas preposição, permanecerá, porque “qualquer” é pronome indefinido, e antes de pronome indefinido não há artigo, logo não haverá crase. Na opção (D), a substituição do termo destacado em “... se nos referimos a coisas completamente diferentes...” por “uma coisa completamente diferente”. No segmento referido na alternativa (E), a substituição da expressão destacada em “são um obstáculo a indivíduos independentes” por “criação de indivíduos independentes” produzirá as condições para a crase, porque “obstáculo” rege preposição “a” e “criação” é palavra feminina. O resultado da proposta de substituição resultará na construção “são um obstáculo à criação de indivíduos independentes”. RESPOSTA: (E). _____________________________________________________________________________________ Questão 6 – Semântica e relações sintáticas em geral Quanto à opção (A), a substituição de “amiúde”, que significa “com frequência”, “repetidamente”, no trecho “Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo” (primeiro parágrafo), por “mormente” não alteraria a construção, mas mudaria o sentido da mensagem, porque “mormente” significa” “principalmente”, “sobretudo”. A conjunção “contudo” é coordenativa adversativa, expressando oposição; sua substituição por “dado que” alteraria significativamente o sentido, porque tal conjunção indica causa. Portanto a proposta da alternativa (B) não pode ser considerada. Quanto à opção (C), no trecho “Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo...” (primeiro parágrafo), a substituição da conjunção “Mas”, que é conjunção coordenativa adversativa, por “Embora”, que é conjunção subordinativa concessiva, não manteria o sentido original da mensagem, apesar de ambas as conjunções indicarem, a rigor, oposição. A utilização de “Embora” no lugar de “Mas”, no trecho referido, não apenas exigirá a mudança do modo verbal do verbo “ter”, na forma “tem” (presente do indicativo), para “tenha” (presente do subjuntivo), quanto também transformará a oração em subordinada, que ficará sem sentido em razão da ausência de uma oração principal. Observe-se: “Embora o progresso moderno tenha amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza”. A proposta contida na alternativa (D) está correta, porque, no trecho “A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer” (sétimo parágrafo), o emprego do nexo “ao passo que” (destacado na transcrição) está indicando ideia de simultaneidade comparativa, podendo, portanto, ser substituído por “enquanto”. Observe-se a construção já com a substituição: “A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, enquanto os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer”. Errada a proposta contida na opção (E), porque a palavra “Tal”, destacada no trecho “Tal cultura planetária teria, ainda desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo” (quinto parágrafo), está empregada como pronome de caráter demonstrativo (referenciador), equivalente a “Esta cultura planetária”, portanto não poderia ser substituída por “Tamanha”, porque alteraria o sentido original da mensagem. RESPOSTA: (D). _____________________________________________________________________________________ Questão 7 – Reescritura de trecho com manutenção de correção (Redação – confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas) Há erro de concordância na redação oferecida na alternativa (A). O verbo que inicia a cosntrução deve estar no plural, porque seu sujeito é “aqueles produtos culturais que não sejam divertidos”. O trecho, corrigido, terá a seguinte redação: “Não se considerariam, nos dias de hoje, como sendo cultura, aqueles produtos culturais que não sejam divertidos”. Está correta a construção contida na alternativa (B). Há dois erros de concordância nominal na construção da opção (C): 1. a forma “Dado” deve ser pluralizada para concordar com “custos”, ou ser trocado por “Devido aos”; 2. o adjetivo “destruída” deve ficar no masculino para concordar com “mito”. O trecho, corrigido, terá a seguinte redação: “Dados os custos destrutivos do progresso, o mito segundo o qual as humanidades humanizam foi destruído pela pós-modernidade”, ou “Devido aos custos destrutivos do progresso, o mito segundo o qual as humanidades humanizam foi destruído pela pós-modernidade”. Registram-se dois erros na construção presente na alternativa (D): 1. o primeiro é de pontuação, porque a vírgula logo após “tecnológica” está separando o sujeito (“As características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica”) do verbo (“procurou”); 2. o segundo é de concordância verbal, pois, sendo o sujeito “As características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica” (no plural), deve ser “procuraram”. O texto, corrigido, terá a seguinte redação: “As características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica procuraram se definir em numerosos trabalhos”. Há dois erros na construção contida na alternativa (E): 1. o primeiro é de concordância verbal, porque o sujeito de “configure” é “as modas impostas pelos produtos culturais de nosso tempo”, sendo seu núcleo “modas”, o que obrigado o verbo a ser corrigido para “configurem”; 2. o segundo erro é de colocação pronominal, porque a presença de “embora”, que é conjunção subordinativa, no início da oração atrai para si o pronome oblíquo “se” de “configure-se”, devendo ser “se configure”. O segmento, corrigido, terá a seguinte redação: “Um individualismo extremo fora desenvolvido pela cultura planetária, embora as modas impostas pelos produtos culturais de nosso tempo se configurem como obstáculo a indivíduos independentes”. RESPOSTA: (B). _____________________________________________________________________________________ Questão 8 – Interpretação de texto Pode-se inferir corretamente da leitura do texto que o autor tece uma comparação entre as duas fases da adolescência, em que destaca a presença da ingenuidade em ambas e em nenhuma se consideram as características artísticas do livro. Isso se evidencia em várias passagens do texto, como, por exemplo, “Mas no leitor ingênuo, (sic) essa lei dos reflexos toma a forma de um desinteresse pelo livro como obra de arte. Pouco importa a impressão literária, o sabor do estilo, a voz do autor” (terceiro parágrafo). Essa inferência está contida na alternativa (A). As demais alternativas contêm interpretações não autorizadas pelo texto. RESPOSTA: (A). _____________________________________________________________________________________ Questão 9 – Funções sintáticas No trecho “Ler um livro é desinteressar-se a gente deste mundo comum e objetivo para viver noutro mundo”, os elementos grifados exercem, respectivamente, as funções de sujeito e de adjunto adverbial. Na alternativa (A), no trecho “... um ressentimento de namorado ainda ferido nas suas primeiras ilusões” (quarto parágrafo), o termo “ressentimento” é núcleo do objeto direto do verbo “refletir”, considerando-se o trecho no seu todo: “... refletia um ressentimento de namorado ainda ferido nas suas primeiras ilusões...”. Já a expressão “nas suas primeiras ilusões” funciona como adjunto adverbial. Apenas a segunda função corresponde, portanto, ao segundo destaque no trecho do enunciado. Quanto aos termos destacados na alternativa (B), em “... os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas...”, o primeiro exerce a função de sujeito da oração, enquanto o segundo é adjunto adverbial. As funções, portanto, correspondem às destacadas no trecho do enunciado. Na opção (C), no trecho “... essa lei dos reflexos toma a forma de um desinteresse...”, as funções sintáticas exercidas pelos termos em destaque são, respectivamente, sujeito e complemento nominal. Apenas a primeira função corresponde, portanto, ao primeiro destaque no trecho do enunciado. Com relação à alternativa (D), no trecho “... o excesso engendrava o excesso contrário...”, as funções exercidas pelos termos destacados são, respectivamente, núcleo do sujeito e adjunto adnominal. Apenas a primeira função corresponde, portanto, à função do primeiro destaque no trecho do enunciado. Os trechos destacados na opção (E), no segmento “... de modo geral, nós nos lemos através dos livros”, exercem, respectivamente, as funções de objeto direto do verbo “ler” e adjunto adverbial de modo. Apenas a segunda função corresponde, portanto, ao segundo destaque no trecho do enunciado. RESPOSTA: (B). _____________________________________________________________________________________ Questão 10 – Identificação do sujeito, concordância verbal e pontuação No trecho “Há dentro dele uma floração de virtualidades recalcadas que, não encontrando desimpedido o caminho estreito da ação... (terceiro parágrafo), o verbo “haver”, na forma destacada na transcrição, está empregado como impessoal, não tendo sujeito, sendo seu objeto “uma floração de virtualidades recalcadas”. Já o verbo “encontrar”, na forma destacada na transcrição, tem como sujeito “o caminho estreito da ação”. Portanto está errada a assertiva I. Na construção “Pouco importa a impressão literária, o sabor do estilo, a voz do autor” (terceiro parágrafo), a forma verbal destacada na transcrição está anteposta a sujeito composto, formado por três expressões: “a impressão literária, o sabor do estilo, a voz do autor”. Verbo anteposto a sujeito composto poderá concordar com o mais próximo ou com todos os núcleos do sujeito. Portanto a frase poderia ser escrita corretamente da seguinte forma: “Pouco importam a impressão literária, o sabor do estilo, a voz do autor”. Correta a assertiva II. Em “Formava-se muitas vezes, coincidindo com manifestações mórbidas...” (quarto parágrafo), a expressão “muitas vezes”, que funciona como adjunto adverbial e está deslocada, pode ficar isolada por vírgulas, sem prejuízo para a correção e o sentido do texto. Observe-se a redação com o acréscimo da vírgula: “Formava-se, muitas vezes, coincidindo com manifestações mórbidas...”. Correta a assertiva III. RESPOSTA: (D). _____________________________________________________________________________________ Questão 11 – Emprego de conjunções e seus significados No segmento “... procura o reflexo dos seus sentimentos imediatos, identificando-se logo com o protagonista ou herói do romance” (segundo parágrafo), a forma verbal destacada na transcrição introduz oração subordinada reduzida de gerúndio com ideia de modo, portanto poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido, por “de modo a identificar-se”, porque “de modo a” revela ideia de modo. As demais alternativas geram as seguintes ideias: “porque se identifica” – causa/explicação; “caso se identifique” – condição; “à medida que se identifica” – proporção; “posto que se identifique” – concessão. RESPOSTA: (E). _____________________________________________________________________________________ Questão 12 – Semântica e identificação de orações Na construção da alternativa (A), no trecho “Há dentro dele uma floração de virtualidades recalcadas que, não encontrando desimpedido o caminho estreito da ação...” (terceiro parágrafo), o segmento destacado é apenas objeto do verbo “haver” e uma simples informação, não se realizando relação de causa e consequência. Na alternativa (B), no trecho “Dava-se uma verdadeira subversão de valores na escala da sensibilidade...” (quarto parágrafo), o segmento sublinhado é consequência da afirmação contida no período anterior. Com relação à opção (C), o segmento destacado no trecho “... éramos nós então, por não sabermos ler nas entrelinhas” (quarto parágrafo) revela a causa da afirmação anterior, considerado o trecho na integralidade. No segmento da alternativa (D), no trecho “E daquela primeira fase de educação sentimental ... passava quase sempre o jovem monstro...” (quarto parágrafo), o trecho não indica causa, mas origem. No trecho da opção (E), “Isto, aliás, se dá mais ou menos com qualquer leitor, diante de qualquer livro...” (segundo parágrafo), a expressão destacada gera ideia de posição, não causa. RESPOSTA: (C). _____________________________________________________________________________________ Questão 13 – Regência verbal, emprego e colocação de pronomes oblíquos átonos No trecho “... esquecer as pequenas misérias da vida...”, o verbo “esquecer” está empregado como transitivo direto, portanto o segmento “as pequenas misérias da vida”, que é objeto direto do verbo “esquecer”, deve ser substituído pelo pronome “as”, procedendo-se à adequação junto ao verbo: “esquecê-las.” No segundo segmento, em “Quero dizer que, num folhetim ou num romance...”, o verbo “dizer” está empregado como transitivo direto, sendo seu objeto a oração iniciada pelo “que”, podendo ser substituído pelo pronome oblíquo átono “o”: “dizê-lo”. No terceiro fragmento, em “... os românticos perdiam terreno em proveito dos naturalistas”, o verbo “perder” está empregado como transitivo direto, sendo seu objeto direto “terreno”, que pode ser substituído pelo pronome oblíquo átono “o”, procedendo-se à adequação em razão de o verbo terminar em “m”: “perdiam-no”. RESPOSTA: (C). _____________________________________________________________________________________ Questão 14 – Vozes verbais São inapassiváveis os verbos impessoais, intransitivos, transitivos indiretos e de ligação. Somente os verbos transitivos diretos (ou transitivos diretos e indiretos) podem ser transpostos para a voz passiva. Na opção (A), o verbo “ler”, em “lemos”, é transitivo direto, e a frase pode ser transposta para a passiva, ficando com a seguinte redação: “... de modo geral nós somos lidos por nós através dos livros”. O verbo “ser”, em “é”, na construção da alternativa (B), é de ligação, portanto a frase não pode ser transposta para a passiva. Na construção presente na alternativa (C), o verbo “haver”, na forma “Há”, é impessoal, logo não possui sujeito. Portanto verbo sem sujeito não pode ser transposto para a passiva. O verbo “parecer”, em “parecia”, na opção (D), é de ligação, portanto não pode ser transposto para a voz passiva. O verbo “passar”, na construção “De vez em quando passam passos”, está empregado co o intransitivo, já que não possui objeto. O termo “passos” funciona como sujeito. Portanto não pode ser transposto para a voz passiva. RESPOSTA: (A). NÃO HÁ QUESTÃO RECORRÍVEL TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa (art. 184 e parágrafos do Código Penal), conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 101 a 110 da Lei nº 9.610, de 19/02/98 – Lei dos Direitos Autorais). 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