Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
domingo, 26 de agosto de 2012
SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 892
A questão 892 tem como base o texto abaixo.
Dédalo e Ícaro voam para o infinito
“Os homens não ______ asas. Mas nós as construiremos e então poderemos voar”. A princípio, Ícaro achou ousado o plano do pai, genial arquiteto. Mas depois, ao seu lado, começou a procurar um meio de construir as asas que os salvariam. Em seguida, amarram-nas com fios de linho, e sob elas colocaram cera, para que ficassem coladas umas nas outras. Finalmente, a obra está pronta. Dois enormes pares de asas esperam Dédalo, o pai, e Ícaro, o filho, para levá-los, em longa viagem, pelos céus da Grécia. Com uma tira de couro, o arquiteto amarra o belo engenho ao corpo. Ícaro segue-lhe o exemplo. E ambos saltam para o infinito. Os primeiros momentos de vôo são penosos. Os corpos não encontram o equilíbrio ________, e tremem com o vento. Preocupado, o pai recomenda carinhosamente ao filho que voe sempre numa altitude média: nem baixo demais – para não mergulhar as asas no mar –, nem alto demais – para não queimar as frágeis penas no calor do sol. Dédalo vai na frente, mostrando o caminho ao filho. O vento favorável ajuda-os na difícil empresa. Mas Ícaro, deslumbrado com a beleza do firmamento e com a música dos pássaros, deixa-se chegar próximo demais do sol. Os raios ardentes amolecem a cera que ligava umas penas às outras. As asas começam a se desfazer. E o corpo de Ícaro mergulha no mar. Quando Dédalo olha para _______, não encontra o filho. Na superfície mansa das águas, duas asas brancas flutuam perdidas, como perdido estava o sonho de viver em liberdade. (Mitologia, volume II)
892. Assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas no texto:
a) têem - esato - traz
b) têm - exato - trás
c) tem - exato - traz
d) têm - esato – trás
e) têem - exato - tras
Comentários.
Questão sobre concordância verbal e ortografia.
A primeira lacuna do texto deve ser preenchida por “têm”, com acento circunflexo diferencial, pois o sujeito (“Os homens”) está no plural.
A segunda lacuna deve ser preenchida pela palavra “exato”, com “x”.
Na última lacuna, deve aparecer “trás”, com acento e “s”, porque se trata de advérbio.
Resposta: B.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário