sábado, 17 de dezembro de 2011

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 767



Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e Caixa Econômica Federal – CEF.

AS POSTAGENS 756 A 775 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.


Meios de comunicação de massa financiados por dinheiro público e livres do controle privado comercial têm sido um modelo de comunicação bastante explorado e consolidado na maioria das democracias modernas. Trata-se de algo tão antigo quanto o próprio surgimento da TV e do rádio. Diversos países sustentam hoje robustas corporações de mídia pública que concentram substancial fatia da audiência e são reconhecidas pela qualidade no conteúdo que produzem e transmitem.
Uma das mais antigas em operação é a BBC do Reino Unido, criada nos anos 20 do século passado. A BBC tem servido como modelo para muitas outras experiências que surgiram durante todo o século passado. Do ponto de vista da legitimidade e relevância, os sistemas públicos de comunicação operantes hoje no mundo possuem um alto grau de aprovação social. Segundo pesquisa realizada no ano de 2006 em sete países (França, Coreia do Sul, Alemanha, Reino Unido, Itália, Estados Unidos da América e Japão) pelo Broadcasting Culture Research Institute — NHK, 4 em cada 5 cidadãos consideram necessário existir um sistema público de comunicação. Em países como Alemanha, Japão e Reino Unido — onde há cobrança de imposto específico que financia mídias públicas —, 60% dos entrevistados consideraram importante pagar esse tipo de tributo para sustentar tais corporações. Idem, ibidem.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item subsequente.

767. (CESPE – EBC – Técnico Administrativo - 2011) A expressão “tais corporações” (final do texto) retoma o antecedente “Broadcasting Culture Research Institute — NHK” (4º período do 2º parágrafo).

Comentários.

Questão sobre termos referentes e referidos.

A expressão “tais corporações”, no trecho “Em países como Alemanha, Japão e Reino Unido — onde há cobrança de imposto específico que financia mídias públicas –, 60% dos entrevistados consideraram importante pagar esse tipo de tributo para sustentar tais corporações” (final do texto) retoma “mídias públicas”, que são as corporações que, segundo o texto, devem ser sustentadas pelo poder público. Portanto a expressão “tais corporações” não se refere a ““Broadcasting Culture Research Institute — NHK” (4º período do 2º parágrafo).

Errada a afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário