Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 752
Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.
AS POSTAGENS 736 A 755 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ESCRITURÁRIO DO BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA – BRB, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.
O item a seguir apresenta fragmento de texto adaptado do sítio www.revistatemalivre.com. Julgue-o quanto à correção gramatical.
752. (CESPE – BRB – Escriturário - 2011) Outras alternativas, menos problemáticas, seriam a emissão de papel-moeda por meio da criação de um banco emissor capaz de atender as necessidades de gastos do governo. Essa solução teria sido apresentada por um nobre à D. João VI durante a viagem da Corte Portuguesa da Europa para o Brasil. Desde o século XVII eram feitas sugestões aos reis portugueses para que criassem instituições bancárias.
Comentários.
Há dois erros de crase na construção, a saber:
1. no segmento “atender as necessidades”, deve ser indicado sinal de crase, porque “atender”, no caso, está empregado como “dar atendimento”, exigindo preposição “a”; de outro lado, “necessidades” é palavra feminina, exigindo artigo “as”, logo deve ser corrigido para “... atender às necessidades”.
2. no trecho “...teria sido apresentada por um nobre à D. João VI...”, não deve haver crase, porque D. João VI é expressão masculina, e não existe crase antes de expressão masculina.
Errada a construção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário