Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.
AS POSTAGENS 736 A 755 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ESCRITURÁRIO DO BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA – BRB, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.
O início das operações do primeiro Banco do Brasil, em 1809, pode ser considerado um marco fundamental na história monetária do Brasil e de Portugal, não só por ter sido primeira instituição bancária portuguesa, mas também por representar uma mudança significativa no meio circulante do Brasil, já que houve emissão de notas bancárias. Até então, as funções de meio de troca e de pagamentos haviam sido cumpridas exclusivamente por moedas mercadorias — a exemplo do açúcar e do algodão — e por moedas metálicas originárias de Portugal e de outras partes do mundo ou cunhadas na Colônia.
A cunhagem de moedas na Colônia desenvolveu-se por meio da instalação, em Salvador, na Bahia, da Casa da Moeda, em fins do século XVII. No entanto, a prática de cunhagem no interior da Colônia não eliminou, no Brasil, as trocas realizadas por intermédio de moedas estrangeiras. No extremo norte, por exemplo, continuavam sendo usadas no comércio moedas mexicanas e peruanas, e no extremo sul, na área onde atualmente se localiza o estado do Rio Grande do Sul, circulavam indistintamente moedas brasileiras e dos países vizinhos. Internet:
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto acima, julgue o item seguinte.
748. (CESPE – BRB – Escriturário - 2011) Mantêm-se a correção gramatical e o sentido do texto ao se substituir a conjunção “já que” (1º período do 1º parágrafo) por uma das seguintes: pois, porquanto, visto que, uma vez que.
Comentários.
Questão sobre conjunções subordinativas.
A conjunção “já que”, presente no trecho “... também por representar uma mudança significativa no meio circulante do Brasil, já que houve emissão de notas bancárias” (1º período do 1º parágrafo), é subordinativa causal e sinônima de “pois”, “porquanto”, “visto que” e “uma vez que”. Portanto “já que” pode ser substituída por qualquer uma das alistadas no enunciado.
Correta a afirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário