Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal, INSS e Caixa Econômica Federal – CEF.
AS POSTAGENS 736 A 755 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2011 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE ESCRITURÁRIO DO BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA – BRB, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revelou o tipo de percepção que os brasileiros têm dos bancos no país. De acordo com o Sistema
de Indicadores de Percepção Social, para 62,1% da população, a função primordial das instituições bancárias é movimentar e guardar dinheiro e, para apenas 4,5%, é emprestar dinheiro.
Apurou-se também que 39,5% dos brasileiros não têm conta em banco. Ainda de acordo com a pesquisa, a percepção da relevância da concessão de crédito pelas instituições bancárias é menor nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) do que nas menos desenvolvidas (Norte e Nordeste) economicamente, onde os entrevistados atribuem maior relevância a essa função dos bancos. Internet:
Julgue o item seguinte, relativo às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
742. (CESPE – BRB – Escriturário - 2011) De acordo com o texto, a percepção da relevância da função de concessão de crédito das instituições bancárias é menor entre a população do país que habita as regiões mais desenvolvidas economicamente.
Comentários.
Questão sobre interpretação de texto.
Segundo o texto, “a percepção da relevância da concessão de crédito pelas instituições bancárias é menor nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) do que nas menos desenvolvidas (Norte e Nordeste) economicamente, onde os entrevistados atribuem maior relevância a essa função dos bancos” (2º parágrafo).
Portanto, nas regiões mais desenvolvidas, a população percebe menos a função dos bancos de emprestar dinheiro, enquanto, nas regiões menos desenvolvidas, os entrevistados atribuem maior relevância à função dos bancos de emprestar dinheiro.
Correta a afirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário