Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
RETIFICAÇÃO DO EDITAL DA CAIXA
Era óbvio que a CESGRANRIO viesse dar o ar da graça logo depois da publicação do edital, em virtude de tantos erros de lógica apresentados num mesmo edital.
Quanto à redação, no edital n. 01/2012 - de abertura do concurso -, lê-se que a redação deve ser feita entre 25 (vinte e cinco) linhas e 30 (trinta) linhas (no máximo). Faltou, evidentemente, a expressão "no mínimo", que foi corrigida na retificação publicada no Diário Oficial da União dia 24 passado. O problema estava num dos casos de atribuição de nota "zero" à redação: texto com menos de 15 linhas. Que enorme paradoxo!
Que erro brutal de ausência de revisão do edital! Agora, provavelmente depois de zilhões de telefonemas e e-mails para a CESGRANRIO, além de críticas nos blogs e foruns, a comissão do concurso veio resolver a dúvida: à redação com menos de 25 (vinte e cinco) linhas será atribuída nota zero. Mas permaneceu a referência às 15 linhas... Errar é humano. Errar sobre o erro também é humano, ou já não não se está falando da raça de homens e mulheres?... A incompetência grassa neste país.
Mas ainda permanece um edital mal explicado, confuso, verdadeiramente coisa de quem não tem muita responsabilidade com a coisa pública. Observe-se, a esse respeito, que no edital continua a informação de que é indispensável obter, na redação, nota igual a 6 (seis), num total de 10 (dez) na redação. Por decorrência da lógica inteligente, a redação, que será corrigida apenas após a verificação de quem passar da nota de corte, será inequivocamente classificatória - e não apenas eliminatória -, pois o grau obtido na redação será somado aos pontos obtidos nas questões objetivas. Isso é algo claro, nítido, cristalino. Mas, da forma com que está no edital, há inúmeros candidatos acreditando que obter 6 (seis) ou 10 (dez) não fará diferença na classificação...
Ora, convenhamos: quem pensa assim deveria repensar se concurso público é uma boa opção...
Vocês concordam comigo?
Prof. Menegotto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Professor, na prova, a folha da redação, dizia que seria atribuída nota zero à redação que tivesse menos de 15 linhas. Já na parte da prova onde estava o tema da redação dizia que a redação deveria ter entre 25 e 30 linhas. Que banca mais confusa...
ResponderExcluirDefendi, desde a divulgação da escolha da banca, que a CESGRANRIO é muito ruim... Isso só vem a provar minha impressão sobre a incompetência da banca e, principalmente, de seus integrantes.
ResponderExcluirProfessor, no edital está mto claro que a redação tem caráter eliminatório. Concordo contigo, se a redação tem nota de 6 a 10, logo ela tem uma nota e, por consequência, essa nota será acrescida no valor final. É confuso, é verdade, mas o edital é mto claro ao dizer que é eliminatório.
ExcluirConcordo com o Sr. Professor.
ResponderExcluir