Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 789
Está sendo postada, diariamente, desde 10 de janeiro de 2011, uma questão do CESPE, visando aos concursos da Polícia Federal e Caixa Econômica Federal – CEF.
AS POSTAGENS 776 A 790 CONTÊM QUESTÕES DA PROVA REALIZADA EM 2010 PARA PROVIMENTO DE CARGO DE AGENTE ADMINISTRATIVO DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO – AGU, EM CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO ELABORADO PELO CESPE.
Com relação à redação de correspondências oficiais, julgue o item subseqüente.
789. (CESPE – AGU – Agente Administrativo - 2010) Na redação de correspondências oficiais, deve-se levar em conta sua finalidade básica: comunicar com impessoalidade e máxima clareza.
Comentários.
Questão sobre correspondência oficial.
Segundo o Manual de redação da Presidência da República – documento que determina as regras da correspondência oficial em todos os órgãos públicos no Brasil, são princípios básicos a impessoalidade e a clareza.
Quanto à impessoalidade, registre-se que, embora seja o servidor público o agente da redação, é o Estado que está emanando a correspondência, razão pela qual a impessoalidade é princípio básico. Entende-se por impessoalidade a qualidade de um texto isento de traços subjetivos, como pronomes pessoais e possessivos, bem como a ausência de tratamento de proximidade pessoal, intimidade ou linguagem elogiosa ou pejorativa.
Em relação à clareza, vale ressaltar que o texto claro é o que possui objetividade e direcionamento ao tema, sem rodeios, tergiversações e pleonasmos.
Correta a afirmação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário