Questões de concursos comentadas e respondidas. Um blog a serviço da Língua Portuguesa e dos candidatos a concursos públicos em todo o Brasil. "Nulla dies sine linea".
domingo, 8 de maio de 2011
ORIENTAÇÃO DA SEMANA 6
PARA ATINGIR A META
O primeiro passo para atingirmos uma meta é convencer-nos de que somos capazes disso.
Para atingirmos uma meta, é fundamental que sempre tenhamos presentes princípios básicos para a concretização do que desejamos. Alguns deles devem ser constantemente revistos:
PRIMEIRO PRINCÍPIO BÁSICO
A meta deve estar sempre dentro das possibilidades de realização; sonhar com metas inatingíveis leva ao sentimento de fracasso e derrota, desestimulando quem as pretende atingir. Todas as coisas desejáveis devem apresentar características de prováveis e patamares de realização possível.
SEGUNDO PRINCÍPIO BÁSICO
Todos sonhamos com muitas realizações, mas também sabemos que não as conseguiremos realizar simultaneamente. Grandes fortunas nunca surgiram do nada e de repente; grandes culturas só ocorrem com o tempo, na aquisição pacienciosa e gradativa de conhecimentos. Portanto é necessário estabelecer prioridades entre as metas que queremos atingir. Para tanto, é necessário organização.
TERCEIRO PRINCÍPIO BÁSICO
Chamado também de princípio do tempo, impõe-nos organização temporal para distribuir cronologicamente nossas metas no decorrer da vida. Obviamente, nossas metas de hoje não serão iguais às que teremos daqui a cinco ou dez anos, mas as metas que pretendemos agora devem ser escalonadas de acordo com suas prioridades: as mais urgentes, as de média urgência e as que pretendemos realizar a longo prazo. Tudo a seu tempo. Nunca nos esqueçamos de que podemos ter duas ou mais metas presentes, mas sempre uma delas terá ou apresentará maior necessidade de realização. Para tanto, é fundamental que nos organizemos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário