quinta-feira, 28 de abril de 2011

BOA ILUMINAÇÃO, SILÊNCIO E CONFORTO SÃO COMPONENTES INDISPENSÁVEIS NO LOCAL DE ESTUDO.


Engana-se quem pensa que se pode estudar em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Para que o estudo renda, é necessário que o local onde se estude seja bem iluminado - se for de dia, preferentemente com boa quantidade de luminosidade natural, próximo, portanto, a uma abertura; se for à noite, com iluminação suficiente e não diretamente atingindo os olhos de quem estuda, mas só e principalmente o objeto do estudo -.

Além da correta e suficiente iluminação, o local de estudo tem de ser o mais silencioso possível, por isso deve-se evitar estudar com rádio ou televisão ligados; tais aparelhos tiram a atenção de quem está estudando - em menor ou maior grau -, prejudicando, sem dúvida, o foco no objeto do estudo. É importante, também, que se fique sozinho no ambiente de estudo, pois a presença de familiares, amigos ou colegas normalmente é motivo para reduzir a atenção e propiciar o diálogo. Lembre-se de que ninguém estuda conversando ou namorando...

Por fim, deve-se ter cuidado com a postura física nas horas de estudo: é necessário sentir-se confortável quando se estuda. Para tanto, é sempre bom observar se a altura da mesa em que se estuda é adequada e oferece conforto a quem lê e escreve; de igual forma, a cadeira que se ocupa deve ser confortável, firme e compatível com a altura da mesa. Caso contrário, quem estuda se sentirá desconfortável, e o trabalho ficará prejudicado, porque o desconforto físico causa dispersão e, em alguns casos, dor. Dispersão e/ou dor são tradicionais inimigos da concentração e da desistência em qualquer atividade.

Todos os aspectos que contribuem para o conforto do estudante na hora do estudo devem sempre ser considerados. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário