quarta-feira, 1 de outubro de 2014

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA ASSESSOR ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE DIREITO – DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS – SARH – PROCESSO DE SELEÇÃO OCORRIDO NO DIA 29 DE SETEMBRO DE 2014 – BANCA DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – FDRH

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PARA ASSESSOR ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE DIREITO – DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS – SARH – PROCESSO DE SELEÇÃO OCORRIDO NO DIA 29 DE SETEMBRO DE 2014 – BANCA DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS – FDRH Questão 01 – Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra “espectadores”, com “s”, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer a palavra “espectro”, que significa campo de visão, campo de observação. Já na linha 25, deve aparecer a forma verbal “aferir”, que significa examinar a exatidão dos instrumentos que servem para medir, pesar, afilar, afinar... RESPOSTA: B. _______________________________________________________________________ Questão 02 – Crase No trecho “... primeiros ___ ouvir...” (l. 08), a lacuna deve ser preenchida com a preposição “a”, porque não há crase antes de verbo. Na lacuna do trecho “... desde as estátuas da Suméria ______ de Elefanta...” (l. 13), deve aparecer “àquelas”, com sinal indicativo de crase, porque ali está presente a ideia de “desde a ... até a ...”. Na lacuna da linha 26, deve aparecer “à”, porque o verbo “dar”, em “dão origem”, exige preposição “a” e a expressão “própria narrativa”, por ser feminina, exige o artigo “a”. RESPOSTA: A. _______________________________________________________________________ Questão 03 – Interpretação de texto De acordo com o texto, há variadas formas de se fazer leitura de imagens. Logo a forma de leitura não pode ser julgada de forma irretorquível. Errada a assertiva “A”. As demais opções contêm claramente ideias presente no texto quanto a leitura de imagens. RESPOSTA: A. _______________________________________________________________________ Questão 04 – Interpretação de texto Correta a assertiva I, porque se pode observar nas passagens das linhas 05 a 17 (em que o autor aborda as ideias de André Malraux) e 35 a 37 (em que o autor aborda as impressões de Michael Baxandall). Na primeira frase (l. 05-10), o autor utiliza “tão ativamente” (l. 05) e “com lucidez” (06), que são adjuntos adverbiais de modo, escolhidos para revelar informações sobre André Malraux. Na segunda frase (l. 35-37), o autor utiliza “com sagacidade”, que é adjunto adverbial de modo, utilizado para revelar informações sobre Michael Bandaxall. Correta a assertiva II. As formas verbais “participou” (l. 05), “argumentou” (l. 06), “chamou” (l. 08) e “comentou” (l. 36) estão conjugadas no pretérito perfeito do indicativo. Portanto as formas verbais utilizadas pelo autor do texto para atribuir informações aos outros estudiosos referem-se a um tempo passado. Correta a assertiva III. RESPOSTA: E. _______________________________________________________________________ Questão 05 – Termos referentes e referidos O adjetivo “gótica”, no trecho “... de uma igreja gótica” (l. 11), está se referindo ao estilo da construção. Por sua vez, o adjetivo “fortuitas”, que significa não planejado, casual, está relacionado à casualidade, no trecho “... circunstâncias... fortuitas...” (l. 20-21). Por fim, “engenho” (l. 24) está relacionado à engenhosidade, capacidade, talento. RESPOSTA: D. _______________________________________________________________________ Questão 06 – Pronomes O pronome possessivo “sua” (l. 38) tem como referente possuidor “arte”, no trecho “... a obra de arte permanece sempre fora do âmbito de sua apreciação crítica” (l. 38). Está errada a relação constante na alternativa “E”. As demais referências estão corretas. RESPOSTA: E. _______________________________________________________________________ Questão 07 – Formação de palavras As palavras “imutável” (l. 04), “infinita” (l. 04), “inesgotável” (l. 05) e “incontáveis” (l. 12) apresentam o prefixo “in-”, e em todas elas a ideia é de negação. Na palavra “iconografia” (l. 19) é formado pelo radical “ícon(e)”, que significa emblema, sinal, acrescido de “grafia”. Portanto não há prefixo na palavra. RESPOSTA: E. _______________________________________________________________________ Questão 08 – Morfologia Os adjetivos “temporal” (l. 02) e “contemporâneos” (l. 29) apresentam o radical “temp”, que significa “tempo”. O vocábulo “cronologia” tem como radical “crono” (grego), que também significa tempo, mas não tem forma igual ao constante nas palavras “temporal” e “contemporâneo”. Errada a assertiva I. Os substantivos “lucidez” (l. 06), ingenuidade” (l. 23) e “sagacidade” (l. 36) são derivados, respectivamente, dos adjetivos “lúcido”, “ingênuo” e “sagaz”. Correta a assertiva II. O prefixo “des-“ constante na forma verbal “desentranhar” (l. 19), que indica negação, poderá formar formas verbais com “aprendemos” (l. 30) e “acompanham” (34): “desaprendemos” e “desacompanham”. Correta a assertiva III. RESPOSTA: D. _______________________________________________________________________ Questão 09 – Reescritura de trechos No trecho “Ampliamos o que é limitado...” (l. 02-03), a palavra “o” funciona como pronome demonstrativo, podendo ser substituído por “aquilo”, sem prejuízo da manutenção do significado original da frase. Observe-se o trecho já com a alteração sugerida: “Ampliamos aquilo que é limitado...”. Correta a assertiva I. No trecho “... da ingenuidade, da compaixão...” (l. 23-24), as expressões poderiam ser reordenadas, sem prejuízo da manutenção do significado original da frase. Observe-se o trecho já com a alteração sugerida: “da compaixão, da ingenuidade”. Correta a assertiva II. A troca de “a”, no trecho “a obra de arte permanece sempre fora do âmbito de sua apreciação crítica” (l. 38), por “o mundo da” alteraria o sentido da mensagem original, porque quem permanece sempre fora do âmbito de sua apreciação crítica é a “obra de arte”, e não “o mundo da arte”. Errada a assertiva III. RESPOSTA: C. _______________________________________________________________________ Questão 10 – Classes gramaticais (advérbio) Na linha 03, no trecho “... para um antes ...”, a presença do artigo indefinido “um” transformou o termo “antes” em substantivo. A palavra “só”, no trecho “... só poderia...” (l. 11) funciona como advérbio, modificando o sentido do verbo “poder”. Errada a assertiva “A”. A palavra “depois”, no trecho “ ... para um antes e um depois...” (l. 03), está sendo empregada como substantivo, em virtude da presença do artigo indefinido “um”. O vocábulo “algum” (l. 27) é pronome indefinido. Errada a opção “B”. As palavras “ativamente” (l. 05) e “só” (l. 11, como se viu na explicação referente à opção “A”) são advérbios. Correta a alternativa “C”. A palavra “só” (l. 11, como se viu na explicação referente à opção “A”) está sendo empregada como advérbio. Já o termo “meio”, no trecho “... por meio de ecos...” (l. 21), está sendo empregada como substantivo, equivalendo a “caminhos”. Errada a alternativa “D”. A palavra “meio” (l. 11), como se viu na explicação à opção “D”, está sendo empregada como substantivo. Já no trecho “... permanece sempre fora ...” (l. 37), a palavra “sempre” funciona como advérbio. Errada a assertiva “E”. RESPOSTA: C. _______________________________________________________________________ Questão 11 – Conjunções Os nexos “segundo” (l. 25) e “se” (l. 32) estão sendo empregados, nos trechos em que se encontram, como conjunções conformativa e condicional, respectivamente. O nexo “mas”, que é conjunção coordenativa adversativa, revela ideia de oposição. Portanto a resposta está em “conformidade”, “hipótese” e “oposição”. RESPOSTA: B. _______________________________________________________________________ Questão 12 – Acentuação gráfica As palavras “caráter” (l. 02) e “imutável” (l. 04) são acentuadas por serem paroxítonas, respectivamente terminadas em “R” e “L”. Correta a assertiva “A”. O adjetivo “inesgotável” (l. 05) é acentuado por ser paroxítona terminada em “L”. O substantivo “mármore” (l. 14) é acentuado por ser proparoxítona. Errada a assertiva “B”. A palavra “diálogo” (l. 09) é acentuada por ser proparoxítona. A forma verbal “está” é acentuada por ser oxítona terminada em “a”. Errada a assertiva “C”. O adjetivo “gótico” (l. 15) é acentuado por ser proparoxítono. A forma verbal “pôs” (28) é acentuada por ser monossílaba terminada em “a”. Errada a assertiva “D”. O advérbio “também” (l. 20) é acentuado pela regra das oxítonas terminadas em “EM”. A palavra “técnico” (l. 22) é acentuada por ser proparoxítona. Errada a alternativa “E”. RESPOSTA: A. _______________________________________________________________________ Questão 13 – Concordância nominal Na alternativa “B”, a forma verbal “trava” (l. 09) (do verbo “travar”) não está apenas sendo verbo do sujeito “o diálogo, mas também com a expressão “ou uma escultura”. Portanto está errada a associação. As demais alternativas contêm associações corretas entre a primeira e a segunda palavra. RESPOSTA: B. _______________________________________________________________________ Questão 14 – Pontuação No trecho “André Malraux, que participou tão ativamente da vida cultural e da vida política francesa do século XX, argumentou ...” (l. 05-06), as vírgulas isolam oração subordinada adjetiva explicativa. Oração, porque há verbo; subordinada, porque está dependente da principal (“André Malraux ... argumentou...”); adjetiva, porque no contexto se atribui informação qualificativa a André Malraux; explicativa, porque só diz respeito a André Malraux e está isolada por vírgula. RESPOSTA: C. _______________________________________________________________________ Questão 15 – Regência nominal No trecho “... atribuímos a elas o caráter ...” (l. 02), a preposição sublinhada é exigida pela regência do verbo “atribuir”. A contração da preposição “de” com o artigo “a”, sublinhada no trecho “que participou tão ativamente da vida cultural...” (l. 05), é exigida pela regência do verbo “participar”. A preposição “de”, destacada no trecho “... que ele chamou de...” (l. 08), é exigida pela regência do verbo “chamar”. A preposição “com”, destacada no trecho “... trava com outras pinturas...” (l. 09), é exigida pela regência de “travar”. A preposição “a”, na combinação com o artigo “o”, destacada no trecho “... nossa reação ao portal gótico...” (l. 15), é exigida pelo substantivo “reação”. RESPOSTA: E. _______________________________________________________________________ NÃO HÁ QUESTÃO RECORRÍVEL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa (art. 184 e parágrafos do Código Penal), conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 101 a 110 da Lei nº 9.610, de 19/02/98 – Lei dos Direitos Autorais). Prof. Menegotto® - menegotto@cpcrs.com.br - professormenegotto.blogspot.com - WWW.cpcrs.com.br