quarta-feira, 30 de maio de 2012

SENADO PROÍBE CONCURSOS PÚBLICOS APENAS PARA CADASTRO DE RESERVA


Cadastro será permitido somente para candidatos aprovados em número excedente ao de vagas a serem preenchidas

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 30/5/2012, 15h45min

Última atualização às 16h06min de 30/5/2012


Sessão da CCJ do Senado que analisou e aprovou projeto que dá novas regras a concursos públicos (Foto: Marcia Kalume/Ag. Senado)

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou hoje (30) o Projeto de Lei 369/2008, de autoria do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO), que proíbe a realização de concurso público com objetivo exclusivo de formar cadastro de reserva. Se não houver recurso em plenário, o PL voltará para a Câmara dos Deputados. O cadastro será permitido somente para candidatos aprovados em número excedente ao de vagas a serem preenchidas.

As empresas públicas e sociedades anônimas mistas estão excluídas da proibição. No entanto, estão proibidas de cobrar taxa de inscrição quando o concurso se destinar à formação de cadastro.

Demais entes públicos deverão indicar nos editais de concursos o número de vagas existentes. A medida, de acordo com o projeto, será observada em concursos de provas ou de provas e títulos no âmbito da administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Para Expedito Júnior, concursos públicos sem existência de vagas contrariam os princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência ao criar nos candidatos falsas expectativas de nomeação. Para ele, um mau administrador pode valer-se da não obrigatoriedade de nomear candidatos aprovados dentro do número de vagas quando alguém de sua predileção não foi aprovado, ou para prejudicar aprovado que seja seu desafeto.

O senador lembrou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a obrigatoriedade de provimento dos cargos anunciados em edital de concurso público. Na decisão, o ministro Marco Aurélio destacou que “a administração pública não pode brincar com o cidadão, convocando-o para um certame e depois, simplesmente, deixando esgotar o prazo de validade do concurso sem proceder às nomeações”.

O senador Aécio Neves, relator do PL, disse que o mais grave é submeter o concursando ao desgaste de um longo período de preparação, com despesas e sacrifícios pessoais e não raro familiares. “Gasta com cursos preparatórios, às vezes com o abandono do emprego para dedicação integral aos estudos e, finalmente, com os valores cobrados para poder realizar as provas. Depois disso tudo, aprovado, passa a viver a expectativa e a incerteza da admissão ao emprego para o qual se habilitou”, disse Aécio Neves.

Com informações da Agência Senado

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O PODER PÚBLICO NÃO CONSEGUE APRENDER...



Mais uma vez, o poder público não cumpre o que, no mínimo, todo cidadão candidato a concurso público espera: lisura, organização e seriedade nos processos seletivos. Além da enxurrada de irregularidades em concursos de que se tem notícia (veja-se pela publicação do jornal ZERO HORA, no seu caderno Empregos e Oportunidades do dia 13 de maio corrente),agora a notícia é da banca "Ética", que, evidentemente, não faz jus ao nome. Reproduzo, na íntegra, texto de e-mail recebido na data de hoje, em que uma candidata se queixa das irregularidades. Vai o texto dela:

"Bom dia,

Escrevo esse e-mail por justiça.

Me chamo Carla e ontem pela manhã fui prestar o concurso de Assistente Administrativo da prefeitura de Cachoeirinha feita pela banca Ética Concursos. Desde a abertura dos portões uma série de irregularidades e desordem aconteceram.

Listas afixadas na entrada do prédio do Cesuca divididas por blocos, exemplo: Lista com letra C em dois blocos diferentes, então tinha que olhar em um lado depois passar para o outro lado se seu nome não estivesse no primeiro, assim ficavam as pessoas andando de um lado para o outro e na porta do prédio quem já tinha confirmado sua sala mesmo assim não conseguia entrar, pois parecia um formigueiro.

Tudo isso resultou em atrasos a prova estava marcada para as 09h00min, mas eram 9h15min e não havia tocado o sinal ainda, e os candidatos continuavam a entrar na sala para a realização da prova.

9h20min tocou o sinal, mas cadê as provas? As provas não estavam na sala, aguardam os candidatos como é de costume e sim, os candidatos tiveram que esperar até as 9h:30min para iniciar as provas.

E as surpresas continuam: a primeira irregularidade da prova que um das candidatas percebeu foi na grade de respostas, havia 60 questões a serem assinaladas, porém nossa prova havia 50 questões.

Segunda irregularidade, também na grade de respostas havia 5 alternativas (a, b, c, d, e), porém na prova nenhuma das questões possuíam 5 alternativas, algumas até a letra D outras até a C e outras que foi o caso da questão 6 com duas alternativas C.

Busco por justiça através de vocês por todas as pessoas que se preparam e pagam por concursos como esse.

Desde já, obrigada.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ERRO NA PROVA DO IMESF EM 13 DE MAIO



PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA PELA BANCA DA FUNDAÇÃO LA SALLE NO DIA 13 DE MAIO PARA NÍVEL SUPERIOR

Merece anulação a questão de número 12 da prova de Língua Portuguesa para cargos de nível superior do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família, aplicada no dia 13 de maio de 2012, pelas seguintes razões:

* na questão 12, a afirmação II sustenta que as vírgulas das linhas 12 e 13 do texto base para a prova marcam itens de enumeração; a última vírgula da linha 13, após "tumores", separa orações e, portanto, não faz parte das vírgulas que separam itens de série. Por essa razão, merece anulação a questão 12, como medida de justiça.

RECURSO CONTRA ERRO NA PROVA DO IMESF



Prova de Língua Portuguesa para Técnico em Saúde Bucal do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família - IMESF, elaborada pela Fundação La Salle e aplicada no dia 6 de maio de 2012

A questão 14, em sua assertiva III, afirma que "A forma verbal está (linha 14) poderia estar no singular, concordando com mortes (linha 14)". Ocorre que, no trecho da linha 14 do texto 2, página 5, da prova para Técnico em Saúde Bucal do Instituto Municipal de Estratégia da Saúde da Família - IMESF, elaborada pela Fundação La Salle e aplicada no dia 6 de maio de 2012, lê-se "... E o peso das mortes causadas pelo tabaco está cada vez mais no mundo em...". Observe-se que o verbo "estar", flexionado em "está", já se encontra no singular, o que invalida a afirmação contida na assertiva III e induz o candidato a erro. Por tal razão, deve ser anulada a questão 14, da referida prova, como medida de justiça, distirbuindo-se os pontos referentes a esse item da prova entre todos os candidatos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PROVA DO AFRM/FMP COMENTADA E RESPONDIDA


PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA REALIZADA PELA FUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO DIA 29 DE ABRIL DE 2012, APLICADA A CANDIDATOS A AGENTE FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE – PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE – PMPA – COMENTÁRIOS E RESPOSTAS – Prof. Menegotto


TEXTO I

A Procempa, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, que já disponibiliza _______ população acesso livre e gratuito à Internet em 19 locais da cidade, anuncia que novos pontos serão ativados, entre eles Rodoviária, Terminal Triângulo da Avenida Assis Brasil; pista de “skate” do bairro IAPI; Praça da Encol e pista de “skate” do parque Marinha do Brasil. Há também a perspectiva de ser instalado um ponto no Aeroporto Internacional Salgado Filho, o que ainda depende de uma negociação com a Infraero.

Dos 19 locais atuais, oito estão em praças e parques e os demais em alguns órgãos da Administração Municipal que ______ fluxo diferenciado de pessoas. Considerando que em cada um desses locais o número de pontos de acesso é variado, chega-se a um total de 98 rádios instalados e mantidos pela Procempa para garantir o acesso da população. Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção – os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (“hotspot”).

O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, adianta que as expansões das zonas de Internet livre e gratuita devem acontecer, mas afirma que irá até onde há espaços públicos, pois o objetivo não é concorrer com os provedores comerciais. O coordenador de Relações Institucionais, Luis Canabarro Cunha, afirmou que, hoje, há uma média de 500 acessos diferentes nos pontos existentes de “wireless”, o que resulta numa transmissão de 39 “gygabites”, ______ uma velocidade média de 2 “megabytes”. "Com o crescimento da utilização de “smartphones” e “tablets”, esse número tende a crescer cada vez mais", diz Cunha. A previsão é de que o serviço nos novos pontos entre em atividade no início do segundo semestre. Adaptado de: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?p_noticia=151183. Acesso em: 19 abr. 2012.

1 - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

(A) a – têm – a
(B) à – têm – a
(C) à – tem – à
(D) a – tem – a
(E) a – têm – à

Comentários.

Questão sobre crase e concordância.

No trecho “A Procempa, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, que já disponibiliza _______ população acesso livre...” (início do 1º parágrafo), a lacuna deve ser preenchida com “à”, porque o verbo “disponibilizar” exige preposição “a” (quem disponibiliza disponibiliza algo a alguém), e a palavra seguinte (“população”) é feminina. Logo “A Procempa, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, que já disponibiliza à população acesso livre...”.

Quanto à segunda lacuna, no trecho “Dos 19 locais atuais, oito estão em praças e parques e os demais em alguns órgãos da Administração Municipal que ______ fluxo diferenciado de pessoas” (1º período do 2º parágrafo), deve ser complementada com a forma verbal “têm”, indicando-se o plural, já que o sujeito de “ter” é “os demais”. Logo “trecho “Dos 19 locais atuais, oito estão em praças e parques e os demais em alguns órgãos da Administração Municipal que têm fluxo diferenciado de pessoas”.

Com referência à última lacuna, no segmento “... há uma média de 500 acessos diferentes nos pontos existentes de “wireless”, o que resulta numa transmissão de 39 “gygabites”, ______ uma velocidade média de 2 “megabytes”, deve ser preenchido apenas com preposição “a”, porque não há, de regra, crase antes de “uma”.

Resposta: B.

______________________________________________________________________

2 - Analise as expressões a seguir.

I. Até onde há espaços públicos (1º período do 3º parágrafo)
II. Concorrer com os provedores comerciais (1º período do 3º parágrafo)
III. 500 acessos diferentes (2º período do 3º parágrafo)

Em qual(is) delas a palavra destacada pertence à classe dos adjetivos?

(A) Apenas na I.
(B) Apenas na II.
(C) Apenas na III.
(D) Apenas na I e na II.
(E) Na I, na II e na III.

Comentários.

Questão sobre identificação de classes gramaticais.

Nos trecho I e II, “públicos” e “comerciais” são adjetivos, qualificando, respectivamente, os substantivos “espaços” e “provedores”.

No trecho III, “acessos” é substantivo.

Resposta: D.

______________________________________________________________________

3 - Assinale a alternativa em que o substantivo apresentado seja núcleo do sujeito da oração em que está inserido.

(A) Empresa (1º período do 1º parágrafo)
(B) Rodoviária (1º período do 1º parágrafo)
(C) Número (2º período do 2º parágrafo)
(D) Procempa (2º período do 2º parágrafo)
(E) Crescimento (penúltimo período do 3º parágrafo)

Comentários.

Questão sobre funções sintáticas (em especial sobre sujeito).

Quanto à alternativa (A), a palavra “empresa”, no trecho “A Procempa, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, que já disponibiliza...” (1º período do 1º parágrafo), é núcleo de aposto, referindo-se a “Procempa”, não exercendo função de núcleo de sujeito.

Na opção (B), o termo “Rodoviária”, no trecho “... anuncia que novos pontos serão ativados, entre eles Rodoviária, Terminal Triângulo da Avenida Assis Brasil; pista de “skate” do bairro IAPI...” (1º período do 1º parágrafo) é elemento sintático que figura dentro de uma enumeração, não sendo sujeito de oração.

Com relação à assertiva (C), no trecho “Considerando que em cada um desses locais o número de pontos de acesso é variado...” (2º período do 2º parágrafo), o sujeito de “é variado” é “o número de pontos de acesso”, cujo núcleo é “número”.

Na opção (D), o nome “Procempa”, o trecho “chega-se a um total de 98 rádios instalados e mantidos pela Procempa para garantir o acesso da população”, é núcleo de agente da passiva, em “instalados e mantidos pela Procempa”. Não funciona como núcleo de sujeito.

Por fim, na alternativa (E), no trecho “Com o crescimento da utilização de “smartphones” e “tablets”, esse número tende a crescer cada vez mais" (penúltimo período do 3º parágrafo), a palavra “crescimento” é núcleo de adjunto adverbial, não de sujeito.

Resposta: C.

______________________________________________________________________

4 - Analise as substituições sugeridas para os seguintes trechos do texto, levando em consideração o contexto em que estão inseridos, julgando-as F (falsas) ou V (verdadeiras).

( ) A oração novos pontos serão ativados (1º período do 1º parágrafo) pode ser corretamente substituída por “ativar-se-á novos pontos”.
( ) No último período do 1º parágrafo, o trecho a perspectiva de ser instalado um ponto no Aeroporto Internacional Salgado Filho, pode ser corretamente substituído por “a perspectiva de que fosse instalado um ponto no Aeroporto Salgado Filho”.
( ) A oração o número de pontos de acesso é variado (2º período do 2º parágrafo), manterá sua correção se for assim redigida: “os pontos de acesso são variados”.

Assinale a alternativa que complete, correta e respectivamente, de cima para baixo, os parênteses.

(A) F – V – F
(B) V – V – F
(C) V – F – F
(D) F – F – V
(E) F – V – V

Comentários.

Questão sobre reescritura de períodos, com equivalência de sentido e correção gramatical.

A oração novos pontos serão ativados (1º período do 1º parágrafo) pode ser corretamente substituída por “ativar-se-ão novos pontos”, no plural, porque “novos pontos” é sujeito e está no plural. É falsa a primeira afirmação.

No último período do 1º parágrafo, o trecho a perspectiva de ser instalado um ponto no Aeroporto Internacional Salgado Filho, pode ser corretamente substituído por “a perspectiva de que seja instalado um ponto no Aeroporto Salgado Filho”, com o verbo “ser” no presente do subjuntivo, haja vista que “de ser instalado” traduz ideia de presente, não podendo ser substituído por “... de que fosse”. Falsa a segunda afirmação.

A oração o número de pontos de acesso é variado (2º período do 2º parágrafo), manterá sua correção se for reconstruída como “os pontos de acesso são variados”. Verdadeira a terceira afirmação.

Resposta: D.

______________________________________________________________________

5 - Assinale a alternativa em que as orações que compõem o período Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção – os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot). (3º período do 2º parágrafo) estejam corretamente separadas.

(A) [Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção –] [os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot).]
(B) [Exemplos disso] [são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção –] [os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot).]
(C) [Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores] [e o Parque Farroupilha – Redenção –] [os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot).]
(D) [Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção – os quais] [possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot).]
(E) [Exemplos disso são] [a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção –] [os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot).]

Comentários.

Questão sobre identificação de orações.

A primeira oração do trecho do enunciado é “Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção”, formada pelo sujeito “a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção”, e pelo predicado “são exemplos disso”.
A segunda oração é “os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot)”, formada pelo sujeito “os quais” e pelo predicado “possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot)”, em que “respectivamente” é adjunto adverbial, e “15 de três pontos de acesso (hotspot)” é objeto do “possuir”.

Resposta: A.


______________________________________________________________________

6 - Analise as modificações sugeridas para a pontuação do período Considerando que em cada um desses locais o número de pontos de acesso é variado, chega-se a um total de 98 rádios instalados e mantidos pela Procempa para garantir o acesso da população. (2º período do 2º parágrafo)

I. Acrescentar vírgula depois de “Considerando”.
II. Acrescentar vírgula antes e depois de “em cada um desses locais”.
III. Substituir a vírgula depois de “variado” por ponto final.

Qual(is) delas não acarretaria(m) problemas para a estrutura nem para o significado do período?

(A) Apenas a I.
(B) Apenas a II.
(C) Apenas a III.
(D) Apenas a I e a II.
(E) Apenas a II e a III.

Comentários.

Questão sobre pontuação.

No trecho “Considerando que em cada um desses locais o número de pontos de acesso é variado, chega-se a um total de 98 rádios instalados e mantidos pela Procempa para garantir o acesso da população” (2º período do 2º parágrafo), não se pode registrar vírgula depois de “Considerando”, já que se trata de verbo que tem como objeto a oração que lhe segue, portanto está errada a assertiva I e acarretaria problema para a estrutura e para o significado do período.

O segmento “em cada um desses locais” é adjunto adverbial de lugar e está deslocado, portanto poderá ficar isolado por vírgulas. Correta a assertiva II e não acarretaria problema para o significado da mensagem, nem para a estrutura gramatical da construção.

Não se pode substituir a vírgula depois de “variado” por ponto final, porque a oração “Considerando que em cada um desses locais o número de pontos de acesso é variado” é subordinada reduzida de gerúndio e está anteposta à oração principal, que inicia por “chega-se”. A inserção de ponto final no lugar da vírgula depois de “variado” deixaria a frase sem sentido. Errada a assertiva II e acarretaria problema para a estrutura e para o significado do período.

Resposta: B.


______________________________________________________________________

7 - O nexo destacado no texto (1º período do 3º parágrafo) poderia ser corretamente substituído, sem que houvesse qualquer outra alteração no período, por

(A) conquanto.
(B) contanto que.
(C) todavia.
(D) posto que.
(E) porquanto.

Comentários.

Questão sobre conjunções.

No trecho “O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, adianta que as expansões das zonas de Internet livre e gratuita devem acontecer, mas afirma que irá até onde há espaços públicos, pois o objetivo não é concorrer com os provedores comerciais”, o nexo “mas” é coordenativo adversativo, indicando ideia de oposição e sinônimo de “todavia”.

“Conquanto” e “posto que” são nexos subordinativos concessivos, traduzindo ideia de oposição, mas em oração subordinada.

“Contanto que” é nexo subordinativo condicional, indicando ideia de condição, que é estranha à mensagem do texto.

“Porquanto” é nexo subordinativo causal, indicando ideia de causa, estranha à mensagem original.

Resposta: C.

______________________________________________________________________

8 - Assinale a alternativa em que as palavras destacadas sejam paroxítonas.

(A) Acesso livre e gratuito
(B) Parque Marinha do Brasil
(C) Órgãos da Administração Municipal
(D) Câmara Municipal de Vereadores
(E) Coordenador de Relações Institucionais

Comentários.

Questão sobre tonicidade de palavras.

As três palavras da assertiva (A) são paroxítonas.

Na assertiva (B), “Parque” e “Marinha” são paroxítonas, e “Brasil” é oxítona.

Quanto à opção (C), “Órgãos” é paroxítona, enquanto “Administração” e Municipal” são oxítonas.

Na alternativa (D), Câmara” é proparoxítona, “Municipal” é oxítona e “Vereadores” é paroxítona.
Na opção (E), “Coordenador”, “Relações” e “Institucionais” são oxítonas.

Resposta: A.


______________________________________________________________________

9 - O tempo verbal predominante no texto é o

(A) presente do subjuntivo.
(B) presente do indicativo.
(C) pretérito perfeito do indicativo.
(D) pretérito imperfeito do indicativo
(E) futuro do subjuntivo.

Comentários.

Questão sobre identificação de tempos e modos verbais.

Observem-se verbos do texto:

“... disponibiliza ... anuncia ... serão ... Há ... depende” (1º parágrafo).

“... estão ... é ... chega-se ... são... possuem ...” (2º parágrafo).

“... adianta ... devem ... afirma ... há ... é ... há ... resulta ... tende ... é ... entre (3º parágrafo)

Apesar de alguns verbos estarem em forma de infinitivo (“ser”, no 1º parágrafo, “garantir”, no 2º parágrafo, “concorrer”, no 3º parágrafo, por exemplos), ou gerúndio (“Considerando”, no 2º parágrafo, por exemplo), a maioria dos verbos, como se pode observar, está conjugada no presente do indicativo.

Resposta: B.


______________________________________________________________________

10 - Analise as afirmações sobre o texto.

I. A Procempa anuncia dezenove locais em Porto Alegre nos quais novos pontos de acesso à Internet serão ativados.
II. A locução tende a crescer (penúltimo período do 3º parágrafo) pode ser substituída apenas pela forma verbal “crescerá”, sem que isso cause qualquer prejuízo ao significado da frase.
III. Não há, no texto, presença de linguagem figurada.

Qual(is) delas está(ão) CORRETA(S)?

(A) Apenas a I.
(B) Apenas a II.
(C) Apenas a III.
(D) Apenas a II e a III.
(E) I, II e III.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto e aspectos gramaticais.

Errada a assertiva I, porque a Procempa, de acordo com o texto, em seu 1º parágrafo, já disponibiliza à população 19 locais da cidade com acesso gratuito à Internet e anuncia que novos pontos serão ativados. Portanto a Procempa não anuncia 19 locais que terão acesso gratuito à Internet.

Errada a assertiva II, porque a locução tende a crescer (penúltimo período do 3º parágrafo) pode ser substituída por “tenderá a crescer”, e não por “crescerá”. Observe-se que a ideia aponta para uma tendência, portando “tenderá a crescer”, enquanto a forma verbal “crescerá” não considera a tendência, causando prejuízo à mensagem.

Correta a assertiva III, porque não há, no texto, linguagem figurada.

Resposta: C.


______________________________________________________________________

Instrução: As questões de 11 a 20 referem-se ao texto II.

TEXTO II

BC vai incluir nome de poetisa em moeda após protesto na internet

O lançamento de uma moeda comemorativa em homenagem à Cidade de Goiás (GO), primeira capital do estado e conhecida como Goiás Velho, provocou reações nas redes sociais da internet. A imagem divulgada pelo Banco Central mostra que a moeda
_____, em uma das faces, trecho de um poema de Cora Coralina, mais ilustre filha da cidade histórica, sem a devida assinatura.

Depois da reação indignada de alguns internautas, que reclamaram da falta de _____ da autora do poema, o Banco Central informou que o nome de Cora Coralina será acrescentado à moeda, que ainda não começou a ser cunhada.

A moeda faz parte de uma série em homenagem às cidades brasileiras consideradas patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já foram lançadas moedas que ______ Ouro Preto (MG) e Brasília. A peça aprovada pelo Banco Central para Goiás Velho tem valor de face de R$ 5, mas deve ser vendida a colecionadores por R$ 145.

O Banco Central informou também que tem autorização da família de Cora Coralina para imprimir o trecho do poema na moeda, que será lançada em novembro, e do Conselho Monetário Nacional para promover os ajustes necessários. Adaptado de: http://www.portalr3.com.br/2012/03/bc-vai-incluir-nome-de-poetisa-em-moeda-aposprotesto-na-internet/. Acesso em: 19 abr. 2012.

11. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

(A) traz – identificação - homenageiam
(B) traz – indentificação - homenagiam
(C) tras – identificação - homenageiam
(D) trás – identificação - homenageam
(E) tráz – indentificação – homenageiam

Comentários.

Questão sobre ortografia e morfologia verbal

A primeira lacuna deve ser preenchida pela forma verbal “traz”, do verbo “trazer. A segunda lacuna deve ser completada pelo termo “identificação”. Na terceira, deve aparecer a forma verbal “homenageiam”.

Resposta: A.

______________________________________________________________________

12. Analise as afirmações sobre a estrutura das palavras poetisa (no título do texto), lançamento (1º período do 1º parágrafo) e cultural (1º período do 3º parágrafo).

I. Todas são palavras derivadas.
II. A palavra lançamento é formada por mais de um radical.
III. Todas pertencem à classe dos substantivos.

Está(ão) CORRETA(S)

(A) apenas a I.
(B) apenas a II.
(C) apenas a III.
(D) apenas a I e a III.
(E) I, II e III.

Comentários.

Questão sobre estrutura e formação de palavras.

“Poetisa” é forma feminina derivada de “poeta”. “Lançamento” só possui um radical, que é “lanç”, sendo substantivo derivado do verbo “lançar”, que recebe o sufixo formador de substantivo “mento”. “Cultural” é adjetivo derivado de “cultura”, que recebe o sufixo “al”, formador de adjetivos.

Portanto estão erradas as assertivas II e III.

Resposta: A.

______________________________________________________________________

13. Assinale a alternativa cujo verbo, de acordo com seu emprego no texto, não exija objeto direto.

(A) Provocou (1º período do 1º parágrafo)
(B) Mostra (2º período do 1º parágrafo)
(C) Reclamaram (2º parágrafo)
(D) Informou (2º parágrafo)
(E) Tem (4º parágrafo)

Comentários.

Questão sobre regência verbal.

No trecho “O lançamento de uma moeda comemorativa em homenagem à Cidade de Goiás (GO), primeira capital do estado e conhecida como Goiás Velho, provocou reações nas redes sociais da internet”, o verbo “provocar” rege objeto direto “reações”.

No 2º período do 1º parágrafo, no trecho “A imagem divulgada pelo Banco Central mostra que a moeda...”, o verbo “mostrar” rege objeto direto em forma de oração, iniciada por “que”.

O verbo “reclamar”, em “reclamaram”, no 2º parágrafo”, no trecho “que reclamaram da falta...”, rege objeto indireto, introduzido pela preposição “de”, em “da”, sendo o núcleo do objeto o termo “falta”.

No trecho “o Banco Central informou que o nome de Cora Coralina será acrescentado...”, o verbo “informar” rege objeto direto, introduzido por oração iniciada por “que”.

O verbo “ter”, no trecho “que tem autorização da família de Cora Coralina...”, rege objeto direto, cujo núcleo é “autorização”.

Resposta: C.

______________________________________________________________________

14. Analise as expressões preposicionadas a seguir.

I. Pelo Banco Central (2º período do 1º parágrafo)
II. Pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) (1º período do 3º parágrafo))
III. Pelo Banco Central (linha 21)

Qual(is) delas exerce(m) função de agente da passiva nas orações em que está(ão) inserida(s)?

(A) Apenas a I.
(B) Apenas a II.
(C) Apenas a III.
(D) Apenas a I e a II.
(E) A I, a II e a III.

Comentários.

Questão sobre funções sintáticas e vozes verbais.

Quanto à assertiva I, no trecho “A imagem divulgada pelo Banco Central...”, a expressão “Pelo Banco Central” exerce a função de agente da passiva, pois equivale ao sujeito na ativa “O Banco Central divulgou a imagem”.

Com relação à assertiva II, no trecho “consideradas patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”, o segmento “pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)” é agente da passiva de “consideradas patrimônio cultural da humanidade”. Passando-se para a ativa, teremos o agente da passiva transformado em sujeito: “a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considera patrimônio cultural da humanidade...”

A assertiva III está prejudicada, porque a banca indicou que o segmento “Pelo Banco Central” se encontra na linha 21 do texto, no último parágrafo, mas não há tal trecho naquela linha, muito menos em todo o último parágrafo.

Por consequência, tal questão deve ser anulada.

______________________________________________________________________

15. Analise as ocorrências de “que” nos trechos a seguir.

I. que ainda não começou a ser cunhada. (2º parágrafo)
II. que tem autorização da família de Cora Coralina (4º parágrafo)
III. que será lançada em novembro. (4º parágrafo)

Em qual(is) deles a palavra destacada é pronome relativo?

(A) Apenas no I e no III.
(B) Apenas no I.
(C) Apenas no III.
(D) Apenas no II e no III.
(E) I, II e III.

Comentários.

Questão sobre funções do “que”.

No trecho “... moeda, que ainda não começou a ser cunhada”, o “que” tem papel de pronome relativo, retomando “moeda”.

No trecho “O Banco Central informou também que tem autorização da família de Cora Coralina...”, a palavra “que” funciona como conjunção integrante, porque está ligada ao verbo “informar”.

Quanto ao segmento “... moeda, que será lançada em novembro...” (4º parágrafo), o “que” exerce a função de pronome relativo, retomando “moeda”.

Resposta: A.


______________________________________________________________________

16. Analise as afirmações sobre o texto.

I. O Banco Central lançou a moeda comemorativa sem a identificação da autora do poema.
II. Os poemas de Cora Coralina também apareceram nas moedas dedicadas a Ouro Preto e a Brasília.
III. A família de Cora Coralina e o Conselho Monetário Nacional autorizaram a impressão do poema na moeda.

Qual(is) dessas informações pode(m) ser comprovada(s) no texto?

(A) Apenas a I.
(B) Apenas a II.
(C) Apenas a III.
(D) Apenas a I e II.
(E) Nenhuma delas.

Comentários.

Questão sobre interpretação de texto.

Quanto à assertiva I, nos trechos “A imagem divulgada pelo Banco Central mostra que a moeda traz, em uma das faces, trecho de um poema de Cora Coralina, mais ilustre filha da cidade histórica, sem a devida assinatura” (1º parágrafo) e “Depois da reação indignada de alguns internautas, que reclamaram da falta de identificação da autora do poema, o Banco Central informou que o nome de Cora Coralina será acrescentado à moeda, que ainda não começou a ser cunhada” (2º parágrafo), a afirmação de que “O Banco Central lançou a moeda comemorativa sem a identificação da autora do poema” não pode ser comprovada, pois ainda não foi lançada.

Com relação à assertiva II, não há comprovação no texto de que os poemas de Cora coralina tenham aparecido nas moedas em homenagem a Ouro Preto (MG) e Brasília.

Na assertiva III, considerando-se o segmento “O Banco Central informou também que tem autorização da família de Cora Coralina para imprimir o trecho do poema na moeda, que será lançada em novembro, e do Conselho Monetário Nacional para promover os ajustes necessários”, há comprovação apenas de que o Banco Central tem autorização da família de Cora coralina para imprimir o poema na moeda, mas não do Conselho Monetário Nacional, que apenas autorizou o Banco Central a promover os ajustes necessários para cunhar a moeda.

Resposta: E.


______________________________________________________________________

17. Pelas características que apresenta, o texto é um (a)

(A) crônica.
(B) notícia.
(C) artigo de opinião.
(D) comunicado.
(E) comentário.

Comentários.

Questão sobre tipologia textual.

O texto todo desenvolve uma notícia jornalística.

Não há, portanto, forma de crônica, nem mesmo pode ser considerado artigo de opinião, pois não há posicionamento do autor, bem como não se pode considerar como comentário.

Por fim, não há, no texto, forma de comunicado.

Resposta: B.


______________________________________________________________________

18. Se, em "A moeda faz parte de uma série em homenagem às cidades brasileiras consideradas patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)" (1º período do 3º parágrafo), o substantivo destacado fosse para o plural, quantas outras modificações seriam necessárias no período para ajustes de concordância?

(A) Duas.
(B) Três.
(C) Quatro.
(D) Seis.
(E) Sete.

Comentários.

Questão sobre concordância verbal

A pluralização de “moeda”, no trecho “A moeda faz parte de uma série em homenagem às cidades brasileiras consideradas patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)”, produziria alteração necessária nas seguintes palavras: “A” para “As” e “faz” para “fazem”. Portanto duas outras modificações seriam necessárias.

Resposta: A.


______________________________________________________________________

19. Assinale a correta transformação da oração reduzida “para imprimir o trecho do poema na moeda” (4º parágrafo) em desenvolvida.

(A) Para que se imprima o trecho do poema.
(B) Para que imprimisse o trecho do poema.
(C) Para que imprimam o trecho do poema.
(D) Para que imprima o trecho do poema.
(E) Para imprimirem o trecho do poema.

Comentários.

Questão sobre reescritura de orações.

A oração “para imprimir o trecho do poema na moeda” (4º parágrafo) está na forma reduzida de infinitivo, sendo seu núcleo a forma verbal de infinitivo “imprimir”. A correta transformação para desenvolvida é “Para que imprima o trecho do poema”, em que o verbo toma a forma de presente do subjuntivo.

Está errada a forma “Para que se imprima o trecho do poema”, porque a inserção do “se” caracteriza a voz passiva sintética, uma vez que a oração original está na ativa.

Também há erro na forma “Para que imprimisse o trecho do poema”, porque o verbo foi levado ao pretérito imperfeito do subjuntivo, já que a forma original traduz ideia de presente.

Há erro nas formas “Para que imprimam o trecho do poema” (opção (C) e “Para imprimirem o trecho do poema” (opção (E), porque o verbo toma a forma de terceira pessoa do plural, com sujeito indeterminado, quando há singularidade na forma original, já que, observando-se o texto, o sujeito é Banco Central, no singular.

Resposta: D.

______________________________________________________________________

20. Analise as expressões a seguir.

I. A imagem divulgada pelo Banco Central (2º período do 1º parágrafo)
II. A peça aprovada (3º período do 2º parágrafo)
III. Cidades brasileiras consideradas patrimônio cultural da humanidade (1º período do 3º parágrafo)

Qual(is) delas tem (têm) relação direta com a moeda comemorativa em homenagem à cidade de Goiás (1º período do 1º parágrafo)

(A) Apenas a I.
(B) Apenas a II.
(C) Apenas a III.
(D) Apenas a I e a II.
(E) A I, a II e a III.

Comentários.

Nos trechos “A imagem divulgada pelo Banco Central mostra que a moeda traz, em uma das faces, trecho de um poema de Cora Coralina, mais ilustre filha da cidade histórica, sem a devida assinatura” (2º período do 1º parágrafo) e “A peça aprovada pelo Banco Central para Goiás Velho tem valor de face de R$ 5, mas deve ser vendida a colecionadores por R$ 145” (3º período do 3º parágrafo), os segmentos “A imagem divulgada pelo Banco Central” e “A peça aprovada” têm relação direta com a moeda comemorativa em homenagem à cidade de Goiás (1º período do 1º parágrafo).

O segmento “Cidades brasileiras consideradas patrimônio cultural da humanidade” (1º período do 3º parágrafo) faz referência a outras cidades, não a Goiás.

Resposta: D


______________________________________________________________________

Prof. Menegotto

sexta-feira, 4 de maio de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 830


A PARTIR DE 25 DE ABRIL DE 2012 E ATÉ 4 DE MAIO DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA FUNDAÇÃO LA SALLE, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DO INSTITUTO MUNICIPAL DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – IMESF (Porto Alegre – RS)

O texto abaixo é base para a questão 830

Vacina antidengue

Um imunizante capaz de proteger contra todos os tipos do vírus está a um passo de virar realidade. Entenda como ele ajudará a apagar a doença que ameaça todo verão brasileiro.

A temperatura sobe, as chuvas começam ______ cair no final das tardes e, aí, soa o alarme: cuidado, lá vem a dengue. A história se repete a cada fim e início de ano e, ______ despeito das medidas sanitárias tomadas pelos governos e pela população, o mosquito “Aedis aegypti” consegue se reproduzir e ganhar os ares propagando o vírus entre milhares de brasileiros por meio de suas picadas.

“Hoje há um consenso entre as autoridades de saúde de que é impossível eliminar de uma vez por todas o inseto que transmite a doença”, afirma o infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, um estudioso da evolução das epidemias. Ninguém nega que as campanhas de conscientização e combate ao vetor do bicho se refletem em uma queda no número de vítimas, mas também é fato que, sozinhas, elas não têm capacidade de purgar a doença – e essa invencibilidade, aliás, nos remete ao crescimento desordenado de algumas cidades, que continua fomentando a aparição e a permanência dos criadouros do mosquito.

Daqui a poucos anos, porém, esse panorama negro tem tudo para mudar. Se não dá para exterminar o inseto, ______ não ensinar o sistema imune humano ______ se defender do vírus? Esse é o objeto de uma vacina contra os quatro tipos do micro-organismo, que já está na etapa final de testes. O produto, do laboratório francês Sanofi-Pasteur, é o candidato mais avançado entre os imunizantes do gênero e passa por estudos de eficácia, cujos primeiros resultados sairão no próximo ano. “A vacina foi aplicada em mais de 15 mil pessoas ao redor do mundo e, ao final do programa, teremos 45 mil”, informa Pedro Garbes, diretor regional da pesquisa e desenvolvimento para a América Latina da farmacêutica.

Os testes também já começaram no Brasil e abrangem 4 mil voluntários. Dois trabalhos seguem em curso para analisar a segurança e a eficiência da fórmula francesa. “Imunizamos jovens de 9 a 16 anos, justamente a faixa etária com perfil de maior gravidade para a dengue”, conta o infectologista Reynaldo Dietze, que comanda os estudos na Universidade Federal do Espírito Santo, uma das participantes. “A vacina tem mostrado que é bastante segura e tem poucos efeitos colaterais”, adianta.

A nova leva de investigações, conduzidas em 15 países, incluindo o nosso – também estão presentes Austrália, Estados Unidos e nações do sudeste asiático e da América Latina –, quer saber agora até que ponto o imunizante protege. “Por ora, os dados sugerem que ele funciona, mas só estudo desenhados especialmente para isso irão determinar e mensurar sua eficácia”, pondera Garbes.

Obter uma vacina antidengue é uma tarefa tão hercúlea por causa de alguns obstáculos impostos pela natureza. Para começo de conversa, não há modelos animais 100% convincentes para avaliar a fórmula. “Isso ______ mesmo macacos não desenvolvem o quadro mais grave da infecção”, diz Pedro Garbes. Além disso, de nada adianta aprontar um imunizante que bloqueie apenas uma das espécies, por assim dizer, do vírus. Por exemplo, se a gente pega dengue 1, só cria anticorpos contra esse vírus e eles não funcionam para barrar os outros tipos. (Disponível em HTTP://saude.abril.com.br/edicoes/0345/medicina/vacina-antidengue-655389.shtml>.Texto adaptado)

830. (FUNDAÇÃO LA SALLE – Guarda Municipal – Município de Novo Hamburgo – RS – 2011) Assinale a alternativa em que o “que” é pronome relativo:

A) “Hoje há um consenso entre as autoridades de saúde de que é impossível eliminar de uma vez por todas o inseto...” (1º período do 2º parágrafo)
B) “Ninguém nega que as campanhas de conscientização e combate ao vetor do bicho se refletem em uma queda no número de vítimas...” (2º período do 2º parágrafo)
C) “... mas também é fato que, sozinhas, elas não têm capacidade de purgar a doença...” (2º período do 2º parágrafo)
D) “nos remete ao crescimento desordenado de algumas cidades, que continua fomentando a aparição e a permanência dos criadouros do mosquito” (2º período do 2º parágrafo)
E) “A vacina tem mostrado que é bastante segura e tem poucos efeitos colaterais” (último período do 4º parágrafo)

Comentários.

Questão sobre funções do “que”.

Nos trechos “Hoje há um consenso entre as autoridades de saúde de que é impossível eliminar de uma vez por todas o inseto...” (1º período do 2º parágrafo) e “... mas também é fato que, sozinhas, elas não têm capacidade de purgar a doença...” (2º período do 2º parágrafo), a palavra “que” tem função de complemento nominal de “consenso” e de “fato”, respectivamente. Portanto, nas assertivas “A” e “C”, o “que” não é pronome relativo.

Nos trechos “Ninguém nega que as campanhas de conscientização e combate ao vetor do bicho se refletem em uma queda no número de vítimas...” (2º período do 2º parágrafo) e “A vacina tem mostrado que é bastante segura e tem poucos efeitos colaterais” (último período do 4º parágrafo), a palavra “que” tem função de conjunção integrante, pois integra o sentido do verbo “negar”, no primeiro caso, e de “tem mostrado”, no segundo caso. Não são, pois, as assertivas “B” e “E”.

Quanto ao segmento “nos remete ao crescimento desordenado de algumas cidades, que continua fomentando a aparição e a permanência dos criadouros do mosquito” (2º período do 2º parágrafo), a palavra “que” exerce função de pronome relativo, retomando “crescimento desordenado de algumas cidades”. A “D” é a alternativa correta.

Resposta: D.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 829


A PARTIR DE 25 DE ABRIL DE 2012 E ATÉ 4 DE MAIO DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA FUNDAÇÃO LA SALLE, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DO INSTITUTO MUNICIPAL DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – IMESF (Porto Alegre – RS)

829. (FUNDAÇÃO LA SALLE – Guarda Municipal – Município de Novo Hamburgo – RS – 2011) Assinale a alternativa em que há erro de concordância:

A) Sempre haverá, em âmbito mundial, pesquisas modernas que buscam descobrir a cura de doenças da população.
B) Os imunizantes contra a dengue devem serem mais eficazes contra todas as espécies do vírus.
C) As investigações contra a dengue buscam tornar mais eficaz a proteção do imunizante.
D) Todos os verões, no Brasil, há problemas como a dengue e outras doenças, os quais mobilizam a área médica.
E) Não apenas nos países desenvolvidos, mas também no Brasil, existem pesquisadores engajados na tarefa de aprimorar a medicina.

Comentários.

Questão sobre concordância verbal.

Está errada a flexão da locução verbal constante na opção “B”, porque somente o verbo auxiliar deve flexionar. Portanto em lugar de “devem serem” deverá ser “devem ser”, quem que o auxiliar é “devem” e o “principal”, “ser”, que não flexiona.

As demais alternativas não apresentam erro.

Resposta: B.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 828


A PARTIR DE 25 DE ABRIL DE 2012 E ATÉ 4 DE MAIO DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA FUNDAÇÃO LA SALLE, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DO INSTITUTO MUNICIPAL DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – IMESF (Porto Alegre – RS)

828. (FUNDAÇÃO LA SALLE – Guarda Municipal – Município de Novo Hamburgo – RS – 2011) Assinale a alternativa corretamente pontuada:

A) As novas investigações foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir se o imunizante protege.
B) As novas investigações foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir se, o imunizante protege.
C) As novas investigações foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático e da América Latina) e querem descobrir se o imunizante protege.
D) As novas investigações, foram conduzidas em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir se o imunizante protege.
E) As novas investigações foram conduzidas, em 15 países (entre eles estão Brasil, Estados Unidos, nações do sudeste asiático, e da América Latina), e querem descobrir, se o imunizante protege.

Comentários.

Questão sobre pontuação.

O sujeito das orações antes e depois do “e” é “As novas investigações”, por isso não há vírgula antes do “e”. Portanto estão erradas as assertivas “A”, “B”, “D” e “E”.

Também não há vírgula antes do “e” que aparece no final da sequência entre parênteses.

Especialmente na alternativa “D”, a vírgula após “As novas investigações” está errada, porque não se separa, com vírgula, o sujeito de seu verbo.

Em relação à opção “E”, não deve haver vírgula depois de “conduzidas”, tampouco depois de “descobrir”.

Resposta: C.

terça-feira, 1 de maio de 2012

SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS E RESPONDIDAS 827


A PARTIR DE 25 DE ABRIL DE 2012 E ATÉ 4 DE MAIO DE 2012, SERÁ POSTADA DIARIAMENTE UMA QUESTÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CONCURSO ELABORADO PELA FUNDAÇÃO LA SALLE, EM NÍVEL MÉDIO, COM VISTAS AO CONCURSO DO INSTITUTO MUNICIPAL DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA – IMESF (Porto Alegre – RS)

O texto abaixo é base para a questão 827

Vacina antidengue

Um imunizante capaz de proteger contra todos os tipos do vírus está a um passo de virar realidade. Entenda como ele ajudará a apagar a doença que ameaça todo verão brasileiro.

A temperatura sobe, as chuvas começam ______ cair no final das tardes e, aí, soa o alarme: cuidado, lá vem a dengue. A história se repete a cada fim e início de ano e, ______ despeito das medidas sanitárias tomadas pelos governos e pela população, o mosquito “Aedis aegypti” consegue se reproduzir e ganhar os ares propagando o vírus entre milhares de brasileiros por meio de suas picadas.

“Hoje há um consenso entre as autoridades de saúde de que é impossível eliminar de uma vez por todas o inseto que transmite a doença”, afirma o infectologista Stefan Cunha Ujvari, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, um estudioso da evolução das epidemias. Ninguém nega que as campanhas de conscientização e combate ao vetor do bicho se refletem em uma queda no número de vítimas, mas também é fato que, sozinhas, elas não têm capacidade de purgar a doença – e essa invencibilidade, aliás, nos remete ao crescimento desordenado de algumas cidades, que continua fomentando a aparição e a permanência dos criadouros do mosquito.

Daqui a poucos anos, porém, esse panorama negro tem tudo para mudar. Se não dá para exterminar o inseto, ______ não ensinar o sistema imune humano ______ se defender do vírus? Esse é o objeto de uma vacina contra os quatro tipos do micro-organismo, que já está na etapa final de testes. O produto, do laboratório francês Sanofi-Pasteur, é o candidato mais avançado entre os imunizantes do gênero e passa por estudos de eficácia, cujos primeiros resultados sairão no próximo ano. “A vacina foi aplicada em mais de 15 mil pessoas ao redor do mundo e, ao final do programa, teremos 45 mil”, informa Pedro Garbes, diretor regional da pesquisa e desenvolvimento para a América Latina da farmacêutica.

Os testes também já começaram no Brasil e abrangem 4 mil voluntários. Dois trabalhos seguem em curso para analisar a segurança e a eficiência da fórmula francesa. “Imunizamos jovens de 9 a 16 anos, justamente a faixa etária com perfil de maior gravidade para a dengue”, conta o infectologista Reynaldo Dietze, que comanda os estudos na Universidade Federal do Espírito Santo, uma das participantes. “A vacina tem mostrado que é bastante segura e tem poucos efeitos colaterais”, adianta.

A nova leva de investigações, conduzidas em 15 países, incluindo o nosso – também estão presentes Austrália, Estados Unidos e nações do sudeste asiático e da América Latina –, quer saber agora até que ponto o imunizante protege. “Por ora, os dados sugerem que ele funciona, mas só estudo desenhados especialmente para isso irão determinar e mensurar sua eficácia”, pondera Garbes.

Obter uma vacina antidengue é uma tarefa tão hercúlea por causa de alguns obstáculos impostos pela natureza. Para começo de conversa, não há modelos animais 100% convincentes para avaliar a fórmula. “Isso ______ mesmo macacos não desenvolvem o quadro mais grave da infecção”, diz Pedro Garbes. Além disso, de nada adianta aprontar um imunizante que bloqueie apenas uma das espécies, por assim dizer, do vírus. Por exemplo, se a gente pega dengue 1, só cria anticorpos contra esse vírus e eles não funcionam para barrar os outros tipos. (Disponível em HTTP://saude.abril.com.br/edicoes/0345/medicina/vacina-antidengue-655389.shtml>.Texto adaptado)

827. (FUNDAÇÃO LA SALLE – Guarda Municipal – Município de Novo Hamburgo – RS – 2011) O conetivo “porém” (1º período do 3º parágrafo) NÃO pode ser substituído apenas por:

A) contudo
B) todavia
C) porquanto
D) no entanto
E) entretanto

Comentários.

Questão sobre nexos oracionais (conjunções).

“Porém” é conjunção coordenativa adversativa e sinônimo de “contudo”, todavia”, “no entanto” e “entretanto”. Todas elas traduzem ideia de oposição. Portanto a conjunção “porém” pode ser substituída, sem alteração de sentido, pelos conetivos das assertivas “A”, “B”, “D” e “E”.

O nexo “porquanto” é subordinativo causal, traduzindo ideia de causa. Não pode, portanto, ser substituto de “porém”.

Resposta: C.